Nacional Titulo
Número de invasões de terras em abril bate recorde
27/05/2004 | 23:28
Compartilhar notícia


O número de invasões de terras registrado em abril bateu um recorde. Foi o maior neste mês nos últimos dez anos – de acordo com números da Ouvidoria Agrária Nacional, que coleta e organiza mensalmente informações sobre conflitos na zona rural desde 1995. Foram 109 invasões no período de 1º a 30 de abril.

Na série histórica, abril de 2000 aparece em segundo lugar, com 79 invasões. Naquele ano, diante do crescimento das ações dos sem-terra, o presidente Fernando Henrique Cardoso baixou a medida provisória que pune as invasões de terras, deixando as áreas invadidas fora do processo de reforma agrária por dois anos. O efeito foi visível: no ano seguinte o número de invasões no mês de abril, quando o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) se mostra mais ativo, caiu para 18.

Em relação a março, quando a ouvidoria já havia registrado um índice elevado de invasões, abril representou um salto de 172%. Em janeiro e fevereiro o registro não passou de 8 casos por mês.

No dia 27 de março, num pronunciamento em Mato Grosso do Sul, o dirigente mais conhecido do MST, o economista João Pedro Stédile, havia prometido: "Abril vai ser o mês vermelho. Nós vamos infernizar”.

Mesmo que o MST diminua o ritmo de suas ações, 2004 poderá ser um dos anos mais movimentados da história, segundo os números da ouvidoria. Na soma dos primeiros quatro primeiros meses registraram-se 165 invasões – número só superado no primeiro quadrimestre de 1999, com 265 casos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;