Internacional Titulo
Bombeiros revelam novas ligações de emergência do 11/9
Da AFP
16/08/2006 | 12:12
Compartilhar notícia


O FNDY (Departamento de Bombeiros de Nova York) divulgará nesta quarta-feira as gravações de 1.613 chamadas de emergência feitas a partir ou para as Torres Gêmeas de 11 de setembro de 2001.

"As ligações feitas pelos bombeiros e as equipes médicas de emergência revelam seu extraordinário profissionalismo e bravura", afirma um comunicado do FDNY.

A maioria das ligações são dos bombeiros e operadores telefônicos do FDNY, há 10 chamadas inéditas de civis presos nos arranha-céus após o impacto dos dois aviões pilotados por terroristas.

No entanto, em cumprimento a uma ordem judicial, as vozes dos dez civis foram apagadas para preservar sua intimidade e só é possível ouvir a resposta dos serviços de emergência a seus pedidos de ajuda.

Em apenas um caso isto não aconteceu: a ligação de Melissa Doi, que ao ser usada no processo contra o francês Zacarias Moussaoui passou a ser de domínio público.

De acordo com a imprensa local, a ligação parece acabar com a morte da mulher depois de um diálogo de 24 minutos no qual a operadora dos serviços de emergência tenta consolar a vítima.

A poucos dias do quinto aniversário dos atentados que deixaram mais de 2,7 mil mortos, estas podem ser as últimas gravações a se tornarem públicas.

Em março deste ano, depois de uma vitória nos tribunais das famílias das vítimas e do jornal The New York Times, a prefeitura divulgou a primeira série de diálogos entre vítimas e serviços de emergência.

Os bombeiros divulgaram uma parte dos mesmos, mas esqueceram o material finalmente difundido nesta quarta-feira.

"O Departamento lamenta os atrasos causados porque os funcionários não completaram a ação da maneira apropriada da primeira vez", afirma um comunicado.

"Acreditamos que agora já divulgamos todas as chamadas solicitadas pela justiça".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;