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TAM proíbe pouso com apenas um reverso em Congonhas
Do Diário OnLine
14/08/2007 | 17:10
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O diretor de segurança da TAM, Marco Aurélio Castro, afirmou em depoimento à CPI do Apagão Aéreo na Câmara, nesta terça-feira, que os pilotos da companhia estão proibidos de pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com apenas um reverso funcionando. O equipamento auxilia na frenagem das aeronaves.

Castro ainda revelou que os pilotos também estão proibidos de pousar em Congonhas quando a pista estiver com mais de três milímetros de água. Segundo o diretor, as ordens foram repassadas depois do acidente do Airbus A320, que tinha um reverso travado.

Apesar do veto, o diretor afirmou que a aterrissagem com um dos reversos travados é um procedimento normal. Segundo ele, os pilotos da TAM recebem treinamentos muito mais difíceis, como voar com apenas um motor funcionando. "Se eu estivesse com o reverso pinado (travado), eu não me preocuparia", garantiu.

Sobre as acusações de que a TAM é negligente na manutenção de suas aeronaves, Castro negou qualquer afirmação nesse sentido e lembrou que o Airbus acidentado em Congonhas estava com conserto marcado para a noite da tragédia, em 17 de julho. O avião voava havia três dias com o reverso travado e, segundo o diretor, o manual do fabricante recomenda a revisão do problema em até dez dias.

Apesar da alegação de Castro, o relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), lembrou que uma norma da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicada em janeiro deste ano determina que, em caso de pista molhada em Congonhas, os pilotos devem usar todos os sistemas de freios, inclusive os dois reversos. No dia da tragédia, chovia em São Paulo e a pista do aeroporto estava escorregadia.  




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