Internacional Titulo
Canadá venderá água para a China
Do Diário do Grande ABC
14/07/1999 | 19:36
Compartilhar notícia


O Canadá detém 20% da água doce do planeta e vai vender 60 bilhoes de litros por ano para a China. O contrato tem vigência de 30 décadas. Mas a populaçao canadense foi contra a exportaçao de água doce para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde há uma crítica escassez do produto. Essas situaçoes foram apontadas nesta quarta-feira pelo professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Wilson de Figueiredo Jardim, como dramáticos exemplos do maior problema da humanidade, ao lado do desemprego, nesse próximo século: a crescente falta de água potável na terra. Segundo o diretor do Instituto de Oceanografia da Universidade de Sao Paulo (USP), Rolf Weber, 68,90% da água do planeta é salgada.

Rolf e Wilson foram palestrantes nesta quarta-feira na 51ªReuniao Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul. Eles destacaram que o Brasil será um dos países privilegiados no próximo século, podendo inclusive usar o seu potencial hídrico e a biodiversidade como novas commodities em exportaçoes. Mas alertaram para a necessidade da populaçao brasileira reduzir o desperdício de água que, no total, incluindo falhas nas redes públicas, ``caóticas e obsoletas', como acusou Wilson, leva a um desperdício de 30% do fornecimento.

Os custos da dessalinizaçao, como fazem alguns países árabes, sao altíssimos, levando por exemplo a Turquia, rica em água doce, a trocá-la por petróleo com as naçoes árabes. Na divisao das águas que correm no planeta, a América do Sul fica com quase a metade do total, enquanto continentes como a Europa e países como a Austrália sao os que menos possuem mananciais. Apenas 0,3% da água existente no planeta está na superfície e 69% do total é de gelo, explicou Rolf.

A Antártida concentra boa parte da água doce do mundo. Sucessivas pesquisas mostraram, por outro lado, que efetivamente continentes foram progressivamente se afastando e formando a atual divisao geológica e geográfica no mundo. As afirmaçoes sao do professor de Física da Universidade de Santa Maria (RS), Luiz Schuch, que fez palestra sobre a presença brasileira na Antártica. Ele participou de uma expediçao ao continente gelado e relatou que pesquisas nos estratos geológicos mostraram que a Antártica, existente há 200 milhoes de anos, foi se dividindo. Houve o afastamento de regioes que estavam antes unidas. Assim, a América do Sul estava integrada à Africa e, ambas, mais a Austrália e a India também faziam parte da Antártida, com o deslocamento posterior das placas'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;