Internacional Titulo
Al Qaeda ordenou ataque à Europa em 29 de maio, diz imprensa
Da AFP
11/07/2005 | 09:42
Compartilhar notícia


O jornal espanhol El Mundo publicou nesta segunda-feira a informação de que a rede terrorista Al Qaeda ordenou um ataque à Europa em uma mensagem divulgada pela Internet no dia 29 de maio, cujo texto foi entregue no sábado pelos serviços de inteligência da Espanha aos serviços britânicos.

A mensagem em árabe é assinada pelas 'Brigadas de Abu Hafs al-Masri - Brigada da Europa', um dos grupos que reivindicou os atentados da última quinta-feira em Londres. Tal organização já havia reivindicado os ataques de março de 2004 em Madri e os de Istambul, no ano anterior.

Pelo menos 50 pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas em uma série de explosões simultâneas contra três vagões do metrô e um ônibus na capital britânica, em um horário de grande circulação da manhã.

Sob o título "Carta dos Mujahedines da Europa", o grupo afirma que "saiu à luz a verdadeira face do infiel cruzado". "Convidamos todos os mujahedines do mundo inteiro a lançar o ataque esperado, com urgência, depois da guerra dos infiéis contra o Islã e da profanação do sagrado Alcorão".

Segundo o El Mundo, "os serviços secretos espanhóis acreditam que o chamado ao 'ataque esperado' tem relação com os atentados de Londres".

No sábado, o Centro Nacional de Inteligência (CNI, serviços secretos espanhóis) entregou ao MI5 britânico uma transcrição do texto divulgado no dia 29 de maio no site "www.al-ansar-tk", segundo o jornal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;