Internacional Titulo
Extrema direita alemã comemora ascensão de Le Pen
Do Diário OnLine
23/04/2002 | 14:00
Compartilhar notícia


A extrema direita alemã comemorou a chegada do ultradireitista francês Jean-Marie Le Pen ao segundo turno das eleições presidenciais da França. O diretor do Republikaner, Gerhard Tempel, desejou sorte ao francês.

“Desejamos o melhor para Le Pen porque sentimos que ele é o caminho para mudar as coisas na França como Haider (Jörg Haider, líder da extrema direita austríaca) o é na Áustria", declarou o alemão. Mas, apesar da ascensão dos extremistas no continente, Tempel afirmou não acreditar no crescimento da extrema direita na Alemanha, por causa do passado nazista do país.

“Não temos chance de chegar aos jornais”, reclamou o alemão. Ele afirmou que o passado de crimes cometidos pela extrema direita na Alemanha impede que suas idéias sejam analisadas de forma “justa” no país.

O líder do outro partido de extrema direita alemão, o NPD, foi mais otimista. Udo Voigt disse que “o resultado da eleição de domingo pode ser o começo da normalidade na Europa”. O único líder da extrema direita alemã a não comemorar o feito de Le Pen foi Ronald Schill, fundador do partido Lei e Ordem, que acredita que Le Pen é um perigo para a democracia.

Schill declarou que “a Alemanha é um país que aprendeu muito com sua história”, em referência ao passado nazista do país. Le Pen ficou conhecido mundialmente ao dizer que o assassinato de 6 milhões de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial era um mero “detalhe” histórico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;