Economia Titulo
CGT entrega a Dornelles proposta para gerar de empregos
Do Diário do Grande ABC
22/01/1999 | 14:33
Compartilhar notícia


A Confederaçao Geral dos Trabalhadores (CGT) entregou nesta sexta-feira cedo, na sede do Sindicato dos Eletricitários de Sao Paulo, ao ministro do Trabalho, Francisco Dornelles, uma proposta de geraçao de emprego que se baseia no contrato diferenciado de trabalho.

O documento prevê entre outros pontos a reduçao temporária do recolhimento do FGTS pago pelo trabalhador, como forma de gerar novas vagas nos setores que padecem do efeito nocivo da globalizaçao.

Hoje, o recolhimento do FGTS é de 8%. A CGT sugere que essa contribuiçao caia pela metade. Estudo feito pelo setor têxtil mostra que se essa contribuiçao cair para 2%, o segmento poderá gerar imediatamente 35 mil empregos na capital paulista.

O presidente da CGT, Canindé Pegado, disse que a proposta de reduçao dos recolhimentos nao inclui o INSS. "Isso a CGT nao abre mao por se tratar de uma questao de seguridade social", disse.

A CGT também defende o recolhimento de contribuiçao previdenciária diferenciada por parte dos trabalhadores informais em troca de uma linha de crédito com incentivos fiscais para a aquisiçao de carros novos via Proger ou Banco do Povo. Segundo Pegado, com isso o governo aumentaria essa contribuiçao e em troca concederia financiamentos especiais para aqueles trabalhadores que dependem de veículos para realizar seu trabalho. "Os trabalhadores informais poderao, por exemplo, trocar a sua 'Brasília velha' por um carro novo", exemplifica Pegado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;