Turismo Titulo
Munique possui paixões que atraem brasileiros e alemães
Da AJB
16/04/2003 | 18:48
Compartilhar notícia


Alemães e brasileiros têm pelo menos duas paixões em comum: futebol e cerveja. Talvez por isso o visitante que chega a Munique, a simpática capital bávara, se sinta tão à vontade.

Nesta época do ano, a sensação de aconchego torna-se ainda maior: as temperaturas mais agradáveis da primavera convidam a uma tarde à mesa dos tradicionais Bier Garten, onde incrementados quiosques ao ar livre servem, além da tradicional cerveja, delícias da gastronomia bávara, baseada em embutidos e na carne de porco.

Munique oferece, porém, muito mais. A cidade destaca-se também pelos parques, museus e rica arquitetura, que encontra sua representatividade maior nas igrejas, algumas delas erguidas durante a Idade Média.

A praça de Maria (ou Marienplatz para os alemães) é um excelente ponto de partida para se conhecer Munique. A parte antiga da cidade, onde estão concentradas as construções mais bonitas, não é tão grande, pode muito bem ser visitada a pé.

Quem estiver na Marienplatz ao meio-dia deverá ficar atento. Em 1904, a torre em estilo gótico do prédio da chamada nova prefeitura recebeu um Glockenspiel (relógio com figuras mecânicas), que toca diariamente neste horário. Suas portas abrem-se e bonecos coloridos saem dançando ao som de melodias que encantam principalmente crianças. A praça fica cheia de turistas assistindo ao espetáculo, que se repete também às 17h no verão e na primavera.

Visto o show dos bonecos, é hora de partir para as igrejas. Mais de 70% dos moradores da cidade são católicos, daí a fartura de igrejas, a maioria no estilo rococó. Algumas delas estão nas redondezas da Marienplatz, como a Catedral de Nossa Senhora, a Igreja de São Pedro (Peterskirche) e do Espírito Santo.

Ali perto encontra-se também o Ópera de Munique, que tem uma das orquestras mais respeitadas da Europa. Caminhando mais um pouco, vale a pena conhecer o Museu da Residência dos Reis, o Portão dos Generais e a Câmara Municipal.

Além das igrejas e da cerveja, não necessariamente nesta ordem, outro grande orgulho de Munique é o futebol. É da cidade o principal clube do país e um dos mais importantes da Europa: o Bayern Mnchen, que além de títulos, conta com a maior torcida da Alemanha.

É fácil perceber em Munique a presença dos torcedores, que fazem questão de exibir orgulhosos a camisa do clube, mesmo quando o time não está jogando. Nota-se também a atração pelo futebol nas dezenas de lojas especializadas em artigos esportivos. A maioria com suvenires do Bayern e de seu arqui-rival, o TSV 1860, que não é tão popular.

Os produtos licenciados costumam ter preços salgados. Uma camisa oficial não sai por menos de 60 euros. Mas há uma infinidade de opções mais em conta, já que existe de tudo com o escudo dos times: de fronhas e lençóis a relógios e celulares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;