Política Titulo Governo Lula
Marinho deve ser anunciado como ministro nesta semana

Deputado eleito e ex-prefeito de São Bernardo, petista aceitou convite de Lula para comandar o Ministério do Trabalho

Da Redação
19/12/2022 | 09:25
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC 14/7/21


Deputado federal eleito e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) deverá ser anunciado até o fim desta semana para comandar o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A expectativa é a de que a confirmação de Marinho como um dos integrantes do primeiro escalão do futuro chefe do Executivo nacional ocorra logo após a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição pela Câmara, prevista para quarta-feira ­ Lula deve divulgar praticamente todos os nomes que faltam nesta semana.

Marinho já foi ministro do Trabalho (entre julho de 2005 e março de 2007) e da Previdência Social (de março de 2007 a junho de 2008) nas gestões anteriores de Lula. Só deixou o governo para disputar a Prefeitura de São Bernardo. O convite de Lula para que o ex-prefeito volte a integrar o Ministério foi feito na quinta-feira (8), após integrantes da equipe de transição do governo consultarem centrais sindicais e receberem o aval ao nome de Marinho.

Pessoas próximas ao deputado federal eleito afirmam que ele aceitou o convite, mas que por ora prefere não falar sobre a possibilidade de voltar ao Ministério do Trabalho e Emprego, pasta que será recriada pelo novo governo. A informação é que ele só irá se pronunciar após seu nome ser oficializado como ministro.

De acordo com informações, o presidente eleito Lula teria afirmado, quando fez o convite, que precisaria da ajuda do pupilo para reorganizar uma pasta "esfacelada pelo governo Bolsonaro". Na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), o MTE foi fundido e passou a se chamar Ministério do Trabalho e Previdência. A decisão de Lula tem total aprovação das entidades.

APOIO DAS CENTRAIS

"Consideramos essencial o fortalecimento do MTE para articular e materializar, com os demais ministérios e organizações da sociedade, a concepção que confere centralidade ao trabalho e ao emprego às estratégias de desenvolvimento econômico e social do País", destaca nota divulgada na sexta-feira pelas centrais sindicais, em apoio à indicação de Luiz Marinho para comandar a pasta.

Os dirigentes das entidades que assinam o documento avaliam que o ex-prefeito de São Bernardo, também sindicalista ­ foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) ­, reúne as condições ideais para assumir o comando do MTE, porque tem "plena sintonia com o movimento sindical brasileiro e diálogo amplo com o setor empresarial".

Lembram ainda que Marinho foi forjado nas negociações com empresários em épocas em que as relações capital-trabalho eram tensas, e por isso tem capacidade para mediar conflitos e coordenar "negociações complexas". "Marinho construiu trajetória de vida pública exemplar e de gestão altamente qualificada como prefeito de São Bernardo e ministro do Trabalho e, posteriormente, da Previdência Social", defendem na nota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;