Internacional Titulo
Guerrilha colombiana cobra impostos sob ameaça de seqüestro
Do Diário do Grande ABC
12/07/2000 | 16:33
Compartilhar notícia


A guerrilha colombiana começou a cobrar tributos extorsivos dos empresários, cuja fortuna é superior a US$ 1 milhao, e já está inclusive mandando as notificaçoes. A denúncia foi feita nesta quarta pela ex-chanceler e atual aspirante à Presidência da República, Noemí Sanín.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), maior e mais antiga guerrilha, enviou pelo menos 50 cartas a empresários de Medellín, segunda cidade do país, exigindo 10% do patrimônio deles, sob pena de seqüestro. A captura de reféns é uma prática comum, usada pelas FARC há 30 anos, e se transformou num dos maiores problemas da Colômbia.

O presidente Andrés Pastrana advertiu que a atitude da guerrilha prejudica as negociaçoes de paz e, por conseqüência, a vida do país, em especial, na área econômica. Segundo ele, as FARC devem acabar com os impostos ilegais, os seqüestros e as violaçoes dos direitos humanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;