Internacional Titulo
Columbia: pedaço de material isolante causou o acidente
Da AFP
08/07/2003 | 16:11
Compartilhar notícia


Os investigadores do acidente com o Columbia já estão convencidos: a batida de um pedaço de material isolante contra a asa esquerda da nave quando decolava abriu uma rachadura em seu escudo térmico, condenando a tripulação à morte no momento de reingressar na atmosfera.

Um novo teste realizado nesta segunda-feira em San Antonio (Texas, EUA), permitiu aos membros do Conselho de Investigação do Acidente do Columbia (CAIB, siglas em inglês) confirmar uma teoria estudada durante os últimos cinco meses.

Um pedaço de espuma isolante de 750 g, parecido com o que se desprendeu do tanque de combustível da nave 81 segundos depois da decolagem, foi lançado a 800 km/h contra cerâmicas semelhantes as que revestiam a asa do ônibus espacial sinistrado.

O escudo térmico construído pelos engenheiros era revestido de cerâmica desenhada com carbono reforçado. Muito leves e vazias, estas peças estão em condições de resistir a temperaturas de 1.650 graus centígrados.

O resultado do teste não podia ser mais eloqüente: o impacto abriu um buraco de 40x40 cm nas cerâmicas.

"Enfim, dispomos de uma prova sólida", resumiu um dos membros do CAIB, Scott Hubbard. O impacto do golpe da espuma isolante "é claramente a causa mais provável que causou o acidente do Columbia".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;