Internacional Titulo Condenação
Irã emite primeira sentença de morte pelos protestos que abalam o país

A onda de protestos começou após a morte da jovem Mahsa Amini, de 22 anos, detida pela polícia por supostamente não usar o hijab da maneira adequada

14/11/2022 | 08:44
Compartilhar notícia
Reprodução/Twitter/Government of the Islamic Republic of Iran


A Justiça do Irã condenou à morte uma pessoa acusada de participar dos protestos que abalam o país desde meados de setembro, informou a mídia local no domingo, 13. A decisão parece marcar a primeira sentença deste tipo desde o início das manifestações que pedem o fim do regime teocrático. A onda de protestos começou após a morte da jovem Mahsa Amini, de 22 anos, detida pela polícia por supostamente não usar o hijab (véu obrigatório) da maneira adequada.

Não foram divulgadas informações sobre o nome e idade do condenado, disse a mídia local. De acordo com o veredicto, a pessoa foi declarada "inimiga de Deus" e culpada de "incendiar um prédio do governo, perturbar a ordem pública, reunir-se e conspirar para cometer um crime contra a segurança nacional".

Outro tribunal da capital condenou cinco pessoas a penas entre cinco e 10 anos de prisão por "se reunirem e conspirarem para cometer crimes contra a segurança nacional e perturbar a ordem pública". Por se tratar de um tribunal de primeira instância, os condenados ainda podem recorrer da decisão, explicou a mídia local.

O chamado 'Tribunal Revolucionário' foi estabelecido após a Revolução Islâmica de 1979 e é conhecido por impor punições severas àqueles que se opõem ao regime teocrático do Irã. O país já processou centenas de manifestantes e prometeu realizar julgamentos públicos para eles.

Segundo dados do judiciário iraniano, quase 800 pessoas foram acusadas por participação nos "recentes protestos" nas províncias de Hormozgán, Isfahán e Markazi. Desde que os protestos começaram, há dois meses, mais de 2 mil pessoas foram acusadas, metade delas em Teerã.

De acordo com Mahmood Amiry-Moghaddam, diretor da ONG Iran Human Rights, com sede na Noruega, pelo menos 20 pessoas enfrentam acusações que levam à pena de morte. "Estamos muito preocupados que as execuções estejam sendo realizadas às pressas", lamentou o diretor.

O Irã vive uma onda de violência desde que Mahsa Amini morreu, no dia 16 de setembro passado, depois de ser presa pela polícia de moralidade, supostamente por não usar o véu corretamente, conforme exigido pelo rigoroso código de vestimenta para mulheres na República Islâmica.

Os protestos são liderados principalmente por jovens e mulheres gritando "mulher, vida, liberdade", lançando slogans contra o governo e queimando véus, um dos símbolos da República Islâmica, uma ação impensável há pouco tempo.

Ao menos 108 pessoas foram mortas e cerca de 12 mil presas nos protestos, segundo a ONG Iran Human Rights. Autoridades iranianas dizem que mais de 40 oficiais de segurança também foram mortos nos tumultos. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;