Setecidades Titulo Mudança
Complexo Santa Teresinha deve ser entregue até o meio de 2024

Viaduto Castelo Branco será interditado, a partir da meia-noite de terça-feira (15), até a conclusão das obras pela Prefeitura de Santo André

Renan Soares
Especial para o Diário
11/11/2022 | 08:40
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Maior obra de mobilidade urbana dos últimos 50 anos em Santo André, o Complexo Viário Santa Teresinha deverá ser entregue em julho de 2024. Essa é a expectativa do Paço após anúncios feitos pelo prefeito do município, Paulo Serra (PSDB), durante vistoria no local na manhã de ontem 910). A partir da virada de segunda (14) para terça-feira (15), à 0h, o Viaduto Presidente Castelo Branco, importante ponto de tráfego de Santo André, será totalmente interditado para trânsito de veículos. A medida visa agilizar as obras do Complexo e do parque urbano, e deve durar 20 meses, até julho de 2024, com entrega realizada junto à de outras intervenções no local.

Com investimento próximo a R$ 150 milhões, sendo parte de recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Complexo Viário Santa Teresinha iniciou no último mês a confecção dos pilares de passarela metálica e preparação de vigas e colunas que darão sustentação a dois novos viadutos no perímetro. Além deles, será entregue três pontes e a substituição da passarela atual.

"Vamos dar esse próximo passo na obra, que vai resolver de maneira definitiva essa transposição de Santa Teresinha para Utinga e de toda a região do primeiro para o Segundo Subdistrito. Vamos fazer grande operação, utilizando o viaduto de Utinga (Juvenal Fontanella), para ser um canal de escoamento de trânsito. Mesmo com todas as medidas, sabemos que vai haver transtorno, mas por um bom motivo", afirmou o prefeito durante sua passagem pelo local.

Segundo o chefe do Executivo, cerca de 5.000 carros passam no local por hora, e 3.000 caminhões por dia. Após a finalização das obras, a Avenida dos Estados vai ser alterada, e os dois viadutos ajudarão a retirar 70% do volume de tráfego na área. A expectativa é inverter a lógica semafórica do local, compassagem direta do Viaduto Castelo Branco à Alameda Martins Fontes, por cima do Rio Tamanduateí. "Resolver de maneira definitiva esse eixo logístico, econômico e importante que é a Avenida dos Estados, que além dessa obra, passa por modernização, com asfalto, iluminação e canalização do Tamanduateí," finaliza Paulo Serra.

O bloqueio para veículos pesados já estava em prática desde o dia 9 de outubro. Agentes do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) farão o monitoramento da área, além de fornecer informações para rotas alternativas por meio de placas e sinalizações. O Complexo Viário Santa Teresinha integra o corredor que vem desde São Bernardo até Santo André. A obra é a maior em mobilidade urbana desde que a Avenida Edson Danilo Dotto, popularmente chamada de Perimetral, foi inaugurada.

O Complexo Santa Teresinha pretende facilitar a ligação da Via Anchieta com a Avenida dos Estados, já que as vias ligam a Refinaria de Capuava, do Porto Seco de Santo André e de empresas junto ao Porto de Santos.

WAZE

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana do município, Almir Cicote, o Paço vai encaminhar informações sobre rotas para o Google. Os dados serão enviados a uma de suas aplicações, a Waze, auxiliando motoristas a encontrar caminhos para motoristas que usavam o Viaduto Castelo Branco.

"Nós criamos essa parceria com a Waze, e temos funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana em contato direto com essa plataforma, que vai orientar todo o trânsito da região para que o motorista já desvie dentro da própria localidade em que está. Essas informações estarão antecipadas por meio do aplicativo," afirma Cicote.

Com a parceria, o aplicativo de navegação por GPS, que agrega informações de usuários e exibe dados de rotas, passará a receber notificações da Prefeitura dsurante todo o período em que o local estará interditado. O acordo com a plataforma para fornecimento de informações foi adiantado pelo Diário no início de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;