Economia Titulo
Mantega anuncia novo programa de financiamento no setor de energia
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
09/11/2005 | 19:43
Compartilhar notícia


O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, a criação de um novo programa de financiamento para construção de usinas de geração de energia e linhas de transmissão no país. O novo programa, que visa aumentar os investimentos no setor elétrico para garantir o suprimento de energia no país nos próximos anos, foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta.

As novas regras de financiamento, estruturadas pelo BNDES e pelo Ministério de Minas e Energia, já estarão disponíveis para as empresas que vencerem o leilão de linhas de transmissão de energia, previsto para o próximo dia 17, e as licitações de "energia nova", em 16 de dezembro, quando as empresas disputarão contratos para fornecer eletricidade a partir de 2009. O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, que também foi ao Palácio do Planalto para apresentar o programa ao presidente Lula.

O objetivo do governo é construir nos próximos anos, em parceria com o setor privado, cerca de três mil quilômetros de linhas de transmissão de energia em todo o país. No próximo leilão para concessão de serviços públicos destinados à implantação de novas linhas de transmissão, deverão ser ofertados sete lotes, que somam 17 linhas de transmissão e oito subestações. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 2,8 bilhões.

O novo programa também baixou consideravelmente os juros para financiamento de empreendimentos de geração de energia, passando de 8% para 3,5% ao ano. Já os juros para o financiamento de construção de linhas de transmissão mantiveram-se iguais aos do programa antigo: 4%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;