Nacional Titulo
Queijos minas têm coliformes fecais acima do permitido
Do Diário OnLine
05/06/2003 | 14:16
Compartilhar notícia


Pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo revela que 73,3% dos queijos tipo minas vendidos no Mercado Municipal, em feiras livres e no comércio de ambulantes possuem níveis de coliformes fecais acima do permitido por lei. De acordo com o levantamento, em 26,7% das amostras de queijo também foi encontrada a bactéria Staphylococus aureus, que produz uma toxina causadora de diarréia e vômitos.

Nos pontos de vendas analisados, foram constatados níveis de contaminação semelhantes, sempre superiores a 70% dos produtos analisados. Já a contamiação pela bactéria foi encontrada com maior freqüência nos queijos vendidos pelos camelôs.

Os pesquisadores acreditam que a irregularidade seja provocada ainda durante a produção do queijo, com a utilização de leite contaminado, ou na manipulação no transporte e no ponto de venda.

A pesquisa ainda verificou problemas na temperatura de armazenamento do produto. O máximo permitido pelo Ministério da Agricultura é 7ºC, mas todos os postos de venda apresentavam temperaturas mínimas de 8ºC. Em 75% dos postos, as amostras estavam guardadas em locais acima de 20ºC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;