Internacional Titulo
Igreja oficial chinesa rejeita convite do papa
Da AFP
13/09/2005 | 13:33
Compartilhar notícia


A Igreja oficial chinesa, controlada pelas autoridades, rejeitou mais uma vez nesta terça-feira o convite feito pelo papa Bento XVI aos bispos chineses para que participem do próximo sínodo, de 2 a 23 de outubro. "Três das quatro pessoas convidadas não podem assistir ao sínodo, porque são muito idosas e seu estado de saúde é ruim. A quarta nunca esteve em nosso Colégio de Bispos Católicos Chineses", declarou Liu Bainian, vice-presidente da Associação Patriótica dos Católicos da China (Igreja oficial).

Bento XVI convidou oficialmente três bispos da Igreja oficial chinesa: monsenhor Antonio Li Duan, arcebispo de Xian, monsenhor Luigi Jin Luxian, bispo de Xangai, monsenhor Luca Li Jungfeng, bispo de Fengxiang (Shaanxi). Os três são reconhecidos pela China. Também convidou Giuseppe Wei Jingyi, bispo de Qiqihar, não reconhecido por Pequim.

A China também denunciou implicitamente uma interferência do Vaticano nos assuntos internos para recusar o convite. Os católicos reunidos na Associação Patriótica são entre quatro e cinco milhões. Outros 10 milhões de católicos chineses são membros da Igreja clandestina, fiel ao Vaticano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;