Nacional Titulo
Confira a lista dos 12 antialérgicos que sairao do mercado
Do Diário do Grande ABC
14/07/2000 | 18:07
Compartilhar notícia


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde determina, na próxima semana, a proibiçao da venda de medicamentos com o princípio ativo Terfenadina. A decisao foi tomada após a publicaçao de estudos científicos no exterior, atribuindo efeitos colaterais ao princípio ativo, como arritmia (alteraçoes nos batimentos cardíacos) em pacientes com deficiência hepática ou pacientes que o utilizem em conjunto com antibióticos. Em pacientes cardiopatas, o medicamento pode induzir a arritmias graves, levando à morte súbita por interferir no sistema de conduçao cardíaco.

Alguns países da Europa também tomaram a mesma medida de segurança. As empresas detentoras de registro da substância têm 90 dias para recolher o produto em todo o território nacional. O nao cumprimento implica penalidades previstas em lei, como uma multa de R$ 2 mil a R$ 200 mil.

Confira a lista de medicamentos:

Histadane Cibran
Seudafen
Terfedrin
Pseudo Terfedrin
Teldafen
Teldane
Basf Generix Terfenadina
Terfenadina
Antalégio
Afopic

O medicamento Terfenadina aparece na lista em três variaçoes, fabricados por duas empresas farmacêuticas diferentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;