Internacional Titulo
Incêndios na Califórnia já deixaram três mortos
Da AFP
24/10/2007 | 17:03
Compartilhar notícia


Três pessoas morreram e 40 ficaram feridas nos incêndios devastadores registrados na Califórnia, informou nesta quarta-feira o governador do Estado, Arnold Schwarzenegger, em entrevista à imprensa.

"No momento, existem 18 focos de incêndio", precisou o governador, acrescentando que "1.724 hectares foram queimados" e que "8,9 mil bombeiros trabalham na região". Schwarzenegger também informou que "1.664 prédios foram destruídos, entre eles 1.436 residências".

As chamas provocaram ainda a maior evacuação de moradores nos Estados Unidos desde as passagens dos furacões Katrina e Rita pelo país em 2005.

Quase um milhão de pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas por causa dos incêndios que afetam o sul do Estado americano.

Os incêndios, atiçados pelas temperaturas superiores a 30°C, afetam desde residências milionárias de Malibu a áreas de classe média e baixa próximas à fronteira com o México, em San Diego, ao sul de Los Angeles.

Desalojados- A região de San Diego é a mais afetada, com cidades como Rancho Bernardo, Fallbrook e Ramona reduzidas a cinzas.

Diante da situação, o grande estádio da cidade, o Qualcomm, se transformou em refúgio para 20 mil pessoas. No local, ricos e pobres, de várias idades, passam as noites, alguns sem saber a situação de suas casas.

"Aproximadamente 513 mil pessoas no condado de San Diego receberam ordens obrigatórias de evacuação. Outras 12 mil pessoas receberam a recomendação de abandonar suas casas, também ameaçadas pelas chamas", informou um comunicado oficial deste condado que faz fronteira com o México.

"Estamos diante de uma situação infeliz na qual se juntaram três coisas: áreas muito secas, temperaturas muito altas e muito vento, o que provoca condições perfeitas para o incêndio", explicou Schwarzenegger após visitar as zonas destruídas da cidade turística de montanhas de Lake Arrowhead, a leste de Los Angeles.

No final de 2003, pelo menos 22 pessoas morreram na Califórnia em incêndios que destruíram três mil casas e três mil quilômetros quadrados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;