Internacional Titulo
Exército dos EUA bombardeia Diwaniya, no Iraque
Da AFP
07/04/2007 | 15:29
Compartilhar notícia


As forças norte-americanas efetuaram vários bombardeios aéreos neste sábado em Diwaniya, cenário pelo segundo dia consecutivo de confrontos entre milícias xiitas e forças de segurança iraquianas e americanas, que deixaram quatro mortos.

Segundo um relatório médico, quatro pessoas foram mortas e 25 ficaram feridas desde sexta-feira, quando começaram os enfrentamentos. Os americanos "efetuaram um bombardeio estratégico contra milícias ilegalmente armadas", segundo um comunicado do exército dos Estados Unidos.

Segundo uma fonte militar iraquiana, duas casas do bairro al-Jumhuriya haviam sido destruídas durante o bombardeio. Um informe do exército americano registrou três milicianos mortos e seis feridos. Vinte e sete pessoas foram detidas durante a operação. Três soldados da coalizão ficaram feridos, segundo a mesma fonte. Na véspera, informes médicos registravam um morto e 19 feridos.

Os combates começaram na sexta-feira pela manhã em Diwaniya, onde as forças de segurança iraquianas e norte-americanas iniciaram a operação 'Águia Negra', dando prosseguimento ao plano de segurança de Bagdá.

Pelo menos 1,4 mil soldados iraquianos das cidades vizinhas foram deslocados para Diwaniya para a operação, disseram fontes militares. Todos os acessos à cidade foram bloqueados pelas forças de segurança iraquianas e os soldados americanas. As forças de segurança enfrentam as milícias radicais xiitas de Moqtada al-Sadr.

Em agosto de 2006, os confrontos entre milícias e forças regulares, freqüentes em Diwaniya, custaram a vida de cerca de 20 soldados e dezenas de milicianos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;