Economia Titulo
Funcionários movem ação coletiva para receber salários
Paula Cabrera e Vinicius Gorczeski
29/04/2011 | 07:31
Compartilhar notícia


Sem receber salário, rescisão contratual e demais benefícios, trabalhadores do Hospital e Maternidade Mauá, do Grupo Samcil, vão à Justiça contra a empresa. A decisão foi tomada ontem entre o SindSaúde (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Privados da Saúde no Grande ABC) e cerca de 40 funcionário do complexo, que entrarão com ação coletiva.

A reunião serviu para esclarecer dúvidas dos trabalhadores, como o fato de poderem trabalhar com registro em outros locais mesmo sem baixa na carteira de trabalho pelo grupo. Porém, a maioria ficou frustrada com o fato de que não há dinheiro disponível para quitar o salário de março, que não foi pago. "Não adianta que não irão pagar", afirmou o presidente do SindSaúde, Waldir Tadeu David.

A funcionária, Clenise Aparecida Bavaresco, do Centro Médico - único a funcionar após as portas do hospital fecharem - afirmou que era perceptível que havia algo estranho, com a frequente transferência de pacientes. "Avisaram que fechariam as portas. Já não tinha comida no restaurante e íamos apenas para bater o ponto. Nem havia papel higiênico."

Clenise salientou que dias depois do encerramento das atividades receberam R$ 130 para alimentação. Transporte era arcado por conta própria. Havia até uma gestante no encontro de ontem, que também ficou de mão atadas.

Na região, o grupo, que fechou no dia 7, tinha 90 funcionários. O sindicato orientou que os prejudicados levassem todos os documentos até a semana que vem a fim de dar início no processo, que prevê a penhora de bens, inclusive, dos sócios para pagamento dos direitos trabalhistas.

Comenta-se que o grupo teria retirado todos os equipamentos e móveis do hospital que poderiam garantir reembolso. "Nosso jurídico vai avaliar o que podemos fazer", atestou David.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;