Internacional Titulo
Aquecimento climático ameaça as estações de esqui na Europa
Da AFP
06/01/2007 | 18:01
Compartilhar notícia


A OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento da Europa) está alertando para a questão do aquecimento climático que vem ameaçando as "economias regionais" tributárias das receitas provenientes das estações de esqui nos países alpinos, nas quais o turismo de inverno é considerado uma "atividade essencial".

Segundo o estudo, "os Alpes são particularmente sensíveis às mudanças climáticas e o aquecimento recente vem sendo aí três vezes superior à média mundial".

Considera-se, atualmente, que 90% das extensões alpinas apropriadas para a prática de esqui de médio ou grande porte, ou seja 599 num total de 666, são beneficiadas com uma cobertura natural de neve (30 cm) durante pelo menos 100 dias por ano, revelam os autores.

No entanto, 10% delas já são submetidas a "condições precárias". "Um aumento da temperatura de 1°C, de 2°C ou de 4°C no futuro poderá prejudicar muito estas regiões alpinas", prevê o coordenador do estudo, Shardul Agrawala, encarregado da questão da mudança climática na OCDE.

Entre os cinco países estudados, a Alemanha é o "mais vulnerável": um aquecimento de 1°C acarretaria uma redução de 60% do número das extensões esquiáveis que se beneficiam de "cobertura natural e confiável de neve".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;