Economia Titulo
China tenta superar obstáculo para entrar na OMC
Do Diário do Grande ABC
21/02/2000 | 15:39
Compartilhar notícia


O governo de Pequim retomou as conversaçoes com a Uniao Européia (UE), nesta segunda-feira, num esforço para superar o maior obstáculo ao ingresso do país na Organizaçao Mundial do Comércio (OMC).

A UE quer maior acesso aos mercados chineses, particularmente nos setores de telecomunicaçoes e serviços financeiros, incluindo a área de seguros.

O chefe da equipe de negociadores chineses Long Yongtu e o diretor geral de comércio da Comissao Européia, Hans-Freidrich Beseler, lideram as negociaçoes.

A posiçao chinesa dentro da OMC avançou também em funçao da assinatura de um tratado em separado do governo de Pequim com a India. Agora, restam 13 acordos bilaterais para serem negociados, seis deles com países latino-americanos. Nesta manha e à tarde, representantes da UE e da China reuniram-se no Ministério do Comércio Exterior. A porta-voz da UE Laura Greebe calcula que as conversaçoes continuem esta terça-feira.

Embora nao tenham divulgado detalhes a respeito, o comissário de Comércio da UE, Pascal Lamy, poderá viajar a Pequim para concluir o acordo com o ministro do Comércio da China, Shi Guangsheng. Na última sexta-feira, o diretor geral da OMC, Mike Moore, disse que a China está ``muito próxima' de concluir as negociaçoes para seu ingresso na Organizaçao. Já a assinatura oficial do acordo bilateral com o governo de Nova Délhi está prevista para terça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;