Política Titulo Disputa por votos
Paraná Pesquisas aponta Bolsonaro na liderança, à frente de Lula em SP

Presidente aparece com 39% das intenções de voto, contra 33% dos que indicaram votar no petista; margem de erro é de 2,3 pontos percentuais

Da Redação
10/09/2022 | 09:17
Compartilhar notícia
Clauber Cleber Caetano/PR


 O presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, lidera a corrida presidencial entre os eleitores do estado de São Paulo, à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que revela o mais recente levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado ontem.

Realizada entre os dias 4 e 8 deste mês com 1.880 eleitores em 76 cidades paulistas, a pesquisa mostrou Bolsonaro com 39% das intenções de voto no levantamento estimulado. Lula ficou com 33%. Como a margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, não há empate técnico nesse caso, já que a diferença entre os dois primeiros colocados é de seis pontos percentuais.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%; Simone Tebet (MDB), com 6,6%; Pablo Marçal (Pros), com 0,7%; Felipe D’Ávila (Novo), com 0,6% e Soraya Thronicke (União Brasil), com 0,4%. Disseram que irão votar nulo ou em branco 6,6% e não souberam somou 4,7%.

Em relação a maio deste ano, a distância entre Bolsonaro e Lula vem aumentando, ainda segundo o Paraná Pesquisas. No levantamento feito há quatro meses, Bolsonaro pontuava com 35,8% e Lula tinha 34,9%. Ou seja, em relação à pesquisa atual, Bolsonaro subiu 3,2 pontos percentuais de maio a setembro, enquanto que Lula caiu 1,9 ponto percentual no mesmo período.

Na pesquisa espontânea, o atual presidente também lidera. Bolsonaro registrou 30,5% das intenções de voto e Lula obteve 25,3%. Depois aparecem Ciro Gomes, com 4%; Simone Tebet, com 3,2% e Felipe D’Ávila e Pablo Marçal, ambos com 0,4%. Não souberam somou 29,8% e disseram votar em ninguém ou nulo 6,1%.

O instituto também pesquisou sobre a administração de Jair Bolsonaro. Entre os entrevistados, 49,2% disseram aprovar a gestão federal, enquanto que 46,8% reprovaram o governo. Disseram ser ótima 17,2%; avaliaram como boa 22,4%; informaram ser regular 19%; indicaram como ruim 7,1% e apontaram como péssima 33%. 

O levantamento do instituito Paraná Pesquisas está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob nº BR-09779/2022.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;