Esportes Titulo Aos 36 anos
Nadal tem trabalho diante de australiano, mas vence no retorno ao US Open
31/08/2022 | 00:10
Compartilhar notícia
Divulgação/Philippe Montigny/FFT


Após dois anos sem participar do US Open, Rafael Nadal entrou no Arthur Ashe Stadium nesta terça-feira e celebrou o retorno ao Grand slam Americano com uma vitória por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/2, 6/3 e 6/3 contra o jovem australiano Rinky Hijikata, de 21 anos. Atual número 3 do mundo e com chances de terminar o campeonato na primeira posição do ranking, o espanhol de 36 anos enfrentará o italiano Fabio Fognini na segunda rodada.

Maior vencedor de majors da história do tênis, Nadal busca em Nova York seu 23º título deste nível na carreira e terceiro do ano, já que venceu o Aberto da Austrália e Roland Garros nesta temporada. Em Wimbledon, chegou à semifinal, mas não a disputou porque sofreu uma lesão abdominal. Os problemas físicos têm atrapalhado bastante o experiente tenista nos últimos anos. Foi por causa de uma lesão, aliás, que ficou de fora do US Open de 2021, um ano depois de não ter disputado a edição de 2020 porque não se sentia à vontade diante da alta da pandemia de covid-19 naquela época.

Diante do multicampeão, o jovem australiano Hijikata cometeu alguns erros durante os primeiros games do set inicia, mas se ajustou rápido e jogou de igual para igual o astro espanhol. Perdeu o primeiro game e empatou em seguida, ordem que se repetiu até o sétimo game, no qual conseguiu a virada num lindo ponto que quebrou o saque de Nadal. A quebra foi celebrada intensamente pelo azarão e, a partir daí, ele administrou a vantagem para fechar a parcial em 6/4, com um ace.

No segundo set, contudo, Hijikata não conseguiu o mesmo equilíbrio que alcançou durante o primeiro. Foi dominado, teve o saque quebrado no segundo game e viu o número 3 do mundo abrir 3 a 0 no placar. Até conseguiu vencer o game seguinte, mas sofreu nas mãos de Nadal, aparentemente de volta ao controle, e acabou derrotado por 6 a 2.

Embora tenha dado sinais de que voltaria a fazer um jogo mais franco na terceira parcial, o australiano se atrapalhou depois de ter o saque quebrado no e foi dominado novamente pelo experiente adversário, que fechou o set em 6/3. No set final Hijikata de novas demonstrações de bravura, não à toa venceu o primeiro game e voltou à frente após ceder o empate. No final das contas, levou a virada e levou outro 6/3 para ser eliminado pelo recordista dos Grand Slams.

MAIS JOGOS

Na disputa feminina do US Open, Paula Badosa, compatriota de Nadal e número 4 do mundo, bateu a ucraniana Lesia Tsurenko pot 6/3, 7/6 (7/4) e 6/3 para avançar. A próxima adversária será a croata Petra Martic. Já Emma Raducana, atual 11ª colocada do ranking, foi surpreendida e perdeu por 2 sets a 0 (duplo 6/3) para a francesa Alize Cornet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;