Economia Titulo Ensino Superior
USCS firma parceria para capacitar alunos

Empresa de tecnologia vai oferecer curso em plataforma da Amazon e dez vagas de emprego

Renan Soares
Especial para o Diário
13/08/2022 | 00:01
Compartilhar notícia


A USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e a Minsait, empresa da Indra, uma das líderes em transformação digital e TI (Tecnologia da Informação) no mundo, firmaram ontem uma parceria para oferecer capacitação aos alunos da área tecnológica matriculados na instituição de ensino superior.

No total, 480 alunos poderão realizar um curso pela plataforma de treinamento on-line AWS Academy, vinculada a Amazon, multinacional norte-americana que tem como vertente a tecnologia. Ao término da certificação, a Minsait irá disponibilizar dez vagas de trabalho para alunos, conforme critérios definidos pela empresa.

O acordo, assinado pelo reitor da USCS, professor Leandro Prearo, e pelo CEO da Minsait no Brasil, Marcelo Bernardino, pretende aproximar ainda mais a universidade das necessidades das indústrias de tecnologia. Poderá participar do projeto todo aluno regularmente matriculado na universidade, cursando a partir do segundo semestre de um dos cursos da área de TI. 

A formação provê uma visão detalhada dos conceitos de nuvem e principais serviços AWS (Amazon Web Services), como segurança, arquitetura, definição de preço e suporte. A AWS é uma plataforma de nuvem que oferece mais de 200 serviços completos de datacenters localizados em todo o mundo.

“É uma parceria muito importante, um acordo de cooperação entre a USCS e a Minsait, com isso tentamos mitigar duas questões importantes: primeiro a da formação de mão de obra em tecnologia – há uma demanda muito grande para ser resgatada. Outra é o que já se vem falando há muito tempo, a distância hoje, no Brasil, entre a universidade e o setor privado. Há uma distância que, em todas as áreas, temos que aprender a mitigar. Colocar universidades para além dos muros e contribuir diretamente na sociedade”, afirmou Leandro Prearo após a cerimônia de assinatura do documento, ocorrida no campus Barcelona.

Após o término do curso será realizada uma prova, sendo que os 50 mais bem classificados terão direito a vouchers gratuitos, para realização do exame destinado à obtenção da credencial AWS Certified Cloud Practitioner. O reconhecimento ajuda organizações a identificar e desenvolver talentos com habilidades críticas para a implementação de iniciativas na nuvem. A realização do teste custa cerca de US$ 100 (R$ 508,09, segundo a cotação da moeda norte-americana registrada ontem).

Vamos dar oportunidade para que novos profissionais de várias áreas possam aprender e, quem sabe depois, no futuro, possa se ter uma chance de emprego, de trabalho. Seguramente, como existe uma demanda muito grande (por profissionais), vai motivar outras universidades, outras regiões, a fazer isso. A partir deste acordo vamos ter ideias de outros, outras trilhas de conhecimento, em diversas disciplinas da tecnologia”, avaliou Marcelo Bernardino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;