Tecnologia Titulo
Como criar conteúdo vertical e se destacar nas redes sociais
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
12/08/2022 | 10:55
Compartilhar notícia


A evolução do mundo digital está transformando a forma como se consome conteúdo nas redes sociais. Isso porque, geralmente, quando uma nova mídia surge e alcança sucesso, a dinâmica de vender e informar tende a mudar.

Com a chegada do TikTok e da Geração Z ao mercado de consumo, por exemplo, os vídeos curtos ganharam destaque. De acordo com a pesquisa Digital 2022: April Global Statshot Report, realizada pela parceria da Hootsuite com a We Are Social, a rede já alcança 1 bilhão de usuários. A praticidade e versatilidade do conteúdo, por sua vez, é o quinto motivo de utilização da internet.

Essa mudança no consumo exigiu que as redes sociais se atualizassem. Com isso, o modelo horizontal vem perdendo força e cedendo espaço para o conteúdo vertical. A especialista em redes sociais Talita Lombardi, separou dicas para o empreendedor que quer produzir nesse formato sem ficar refém das dancinhas.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Vídeos com cobertura de áudio

Parte das pessoas tem dificuldade de começar a gravar vídeo, pois se sentem envergonhadas ou não gostam da imagem que transmitem. Nesse caso, uma boa saída é investir em conteúdos com cobertura de áudio. Isto é, grave sua voz e coloque fotos ou vídeos sobre o que você está falando.

Por exemplo, se sua empresa vende cachecol, você pode gravar um vídeo mostrando as várias formas de usar o produto ou uma montagem com várias fotos exibindo quais são as peças, as diferenças de cores e o material. Para quem trabalha com eventos, por sua vez, uma boa dica é filmar o local e descrever por meio do áudio como foi feito a escolha das flores, das cores e da decoração em geral.

Agora, se você também não se sente à vontade para gravar sua voz, pode optar por utilizar os áudios que estão em alta nas redes. Mas atenção: procure por áudios virais que combinem com seu nicho ou com a mensagem que deseja passar.

2. Caixinha de perguntas e vídeos

Se você não tem vergonha de gravar vídeos, explore sua imagem. Isso vai aproximar o público da sua marca. Uma dica é abrir uma caixinha de perguntas, separar algumas dúvidas e gravar conteúdos respondendo os questionamentos. A dúvida de uma pessoa pode responder a curiosidade de várias outras.

3. Entrevistas e podcasts

Se você tem um local em que é possível gravar vídeos com seus clientes, uma boa dica é eleger uma pessoa que represente sua empresa e captar um depoimento sobre os serviços prestados. Uma entrevista por semana poderia render um bom conteúdo.

O mais importante, independentemente do formato, é manter um relacionamento virtual próximo e constante, sempre oferecendo informação que atraia o cliente para conhecer mais sobre o assunto e não apenas tentar vender um produto. Usando as ferramentas certas e explorando os pontos fortes da sua empresa, essa interação nas redes configura um posicionamento estratégico e pode render um aumento positivo no balanço final do mês.

Leia mais:
Dicas essenciais quando o assunto é relacionamento com clientes via redes sociais
5 aplicativos para ajudar na gestão saudável do seu negócio
LinkedIn: aprenda a usar melhor a rede social profissional




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;