Política Titulo Em live
Rodrigo Garcia elogia o programa Moeda Verde

Em live com prefeito Paulo Serra, governador fala em replicar programa social andreense

Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
04/08/2022 | 07:52
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Em live realizada ontem à noite junto com o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), o governador Rodrigo Garcia (PSDB) falou da possibilidade de replicar para todo o Estado o programa social municipal Moeda Verde, criado na gestão andreense em 2017 e que tem como principal objetivo garantir à população carente a troca de materiais recicláveis por alimentos. Rodrigo, que tentará a reeleição em outubro, elogiou a iniciativa desenvolvida pelo Fundo Social de Solidariedade de Santo André. “Vamos pensar em como fazer para que outros municípios adotem este ou outros projetos semelhantes de sustentabilidade”, disse o tucano.

Atualmente o projeto atende 22 comunidades de Santo André e consiste na troca de resíduos recicláveis por alimentos como verduras, legumes e frutas. A cada cinco quilos de recicláveis entregues ao projeto, o morador recebe um quilo desses alimentos. Neste programa, também é feita a troca de um litro de óleo de cozinha com uso por duas barras de sabão em pedra.

Desde sua implementação até o fim de junho, o projeto social já recebeu 696 toneladas de resíduos e doou um total de 139 toneladas de alimentos aos moradores. Na conversa virtual com o governador, Paulo Serra afirmou que o município registrou aumento de 151% na reciclagem após a criação do Moeda Verde, desenvolvido durante a gestão da primeira-dama Ana Carolina Serra (Cidadania), que esteve à frente do fundo social até o fim de março.

Para o governador, a medida, além de diminuir a quantidade de lixo nas ruas, também serve para conscientizar as pessoas sobre a importância da sustentabilidade, e o quanto isso gera mais desenvolvimento econômico às regiões envolvidas. “O meio ambiente precisa ser preservado por todos. Programas como este são importantes para fomentar a cultura da reciclagem”, disse Rodrigo. “Além de trazer mais sustentabilidade, esses programas também trazem mais desenvolvimento econômico. Afinal, quem quer investir, investe em áreas sustetáveis”, completou.

Na conversa virtual de 40 minutos, realizada pelo Instagram do prefeito, o tema Segurança Pública também esteve na pauta. O governador falou da queda nos índices criminais desde que o governo do Estado implementou a Operação Sufoco, e que garantiu mais policiamento nas ruas. No Grande ABC, a operação resultou no aumento de 80% nas prisões em flagrante.

Os dois também falaram sobre as parcerias entre os governos municipal e estadual em outros projetos. O prefeito lembrou a unidade do Bom Prato na Vila Luzita, que está em construção e será a segunda em Santo André. Nesse projeto, o custeio será dividido entre município e Estado.

Outra ação da Prefeitura que contou com atuação do governo estadual foi em relação às obras do piscinão da Vila América. Recentemente, Rodrigo esteve na cidade para liberar R$ 70 milhões, que serão usados como contrapartida em financiamento internacional contratado pela Prefeitura. “Nunca vimos tanto investimento saindo do papel no Grande ABC em tão pouco tempo”, concluiu o prefeito.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;