Setecidades Titulo Aniversário
S.Caetano celebra 145 anos com missa e novo parque no Fundação

Paróquia prestou homenagem ao município; após 17 anos, Prefeitura entrega recuperação de área da antiga Indústrias Matarazzo

Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC
29/07/2022 | 08:19
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O aniversário de 145 anos de São Caetano, celebrado ontem, foi marcado por missa e inaugurações, com direito a distribuição de pedaços de bolo no bairro Fundação, região que deu início à hisória da cidade. Destaque da programação, os moradores prestigiaram a abertura oficial do Parque Província de Treviso, área de 20 mil metros quadrados que recebeu investimento municipal de R$9,5 milhões.

Durante a inauguração, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) falou sobre o longo período de espera da população pela entrega do parque. “A construção remonta uma das primeiras medidas que nós tomamos quando chegamos à Prefeitura em 2005. Se passaram 17 anos para concluir o parque. Existia aqui um passivo ambiental que precisava ser equacionado, uma contaminação de solo que precisava ser remediada”, justificou.

O novo parque foi construído em parte de terreno que pertencia à Indústrias Matarazzo. Em razão da contaminação de solo, a Prefeitura precisou incluir nas obras projeto de remediação, procedimento que garantiu a liberação do empreendimento pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Nos anos de 1980, com a falência das Indústrias Matarazzo, terreno de 220 mil metros quadrados se deteriorou. Além da recuperação do espaço que sedia agora o Parque Província de Treviso, a Prefeitura prevê projeto para a recuperação das demais áreas no entorno.

“Vamos intervir oficialmente através de uma operação urbana, que já é compromisso público. As pessoas reclamam (do abandono) com razão. Logo mais vamos discutir (a intervenção) com a Câmara e toda a sociedade”, afirmou o prefeito, sem detalhar a medida.

Aurea Martins Campos, 85 anos, nascida e criada no Fundação, aproveitou a manhã de aniversário de São Caetano para passear com a filha, Lidia Martins Campos,51 anos, pelo novo parque. “Agora está ótimo. Está maravilhoso”, disse a moradora, que guarda memórias carinhosas sobre bairro e a cidade: “Onde a gente cresce é o nosso cantinho. É o nosso acalento”.

O novo parque integra o Programa ReFundação (Plano Diretor Estratégico do Bairro Fundação), que promoverá, até 2025, investimentos para a revitalização desta região. O espaço, que funcionará todos os dias da semana, das 6h às 18h, conta com pista de caminhada, ciclovia, duas quadras poliesportivas, lanchonete, sanitários, playground, academia para a prática de exercícios físicos, espaço pet, jardins de chuva e área para o desenvolvimento de compostagem.

MISSA DE ANIVERSÁRIO

A Paróquia São Caetano, situada ao lado do novo parque, celebrou missa em homenagem aos 145 anos da fundação do município. A celebração foi presidida pelos párocos Luís Francisco (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Paulo Borges (Paróquia Sagrada Família), Felipe Sobrinho (Paróquia Nossa Senhora da Candelária), Flávio de Alcântara (Paróquia Santo Antônio) e Gilberto Nunes (Paróquia São Caetano). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;