Economia Titulo
Bolívia tem que pagar 'preço justo' por refinarias, diz Lula
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
08/05/2007 | 14:15
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que não há problema em a Petrobras vender as duas refinarias que tem na Bolívia, desde que o país pague o "preço justo" pelas unidades.

"Se não for pago o preço justo, vamos buscar os nossos direitos", afirmou Lula, acrescentanto que não há novidades nas negociações entre a estatal brasileira e o governo boliviano.

No dia anterior, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, anunciou que a empresa  apresentou à estatal boliviana YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos) uma proposta de venda integral das duas refinarias que mantém no país. A empresa brasileira deu um prazo de 48 horas por uma resposta.

A Petrobras também ameaçou apelar para cortes internacionais caso não haja acordo com a Bolívia, e cortar todos os futuros investimentos no país vizinho.

A companhia brasileira e o governo boliviano divergem quanto ao valor da transação. A Bolívia estaria disposta a pagar US$ 60 milhões pelas duas refinarias, enquanto a estatal brasileira teria definido o valor de US$ 136 milhões.

Em relação ao gás natural que o Brasil compra da Bolívia, Lula disse acreditar que não haverá no fornecimento, já que os dois países fizeram um acordo sobre a questão.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;