Economia Titulo Itinerante
São Bernardo tem mais vagas que candidatos

Fato raro em mutirão de emprego: 130 pessoas se interessaram pelos 138 postos disponíveis

Beatriz Mirelle
Especial para o Diário
16/07/2022 | 10:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Fato inusitado e raro ocorreu ontem em São Bernardo, especialmente quando se leva em conta o cenário de desemprego em alta no Brasil. Mutirão do emprego e Empreendedorismo organizado pela Prefeitura, destinado a facilitar a recolocação de munícipes no mercado de trabalho, atraiu menos pessoas que o número de vagas disponíveis.

Cento e trinta são-bernardenses, segundo números oficiais divulgados ao Diário por integrantes do governo, compareceram ao feirão do emprego, realizado no Parque Imigrantes, na região do Batistini. Ao todo, a CTR (Central de Trabalho e Renda) da cidade está com 138 cargos disponíveis para motorista de ônibus urbano, auxiliar de logística, frentista, mecânico, pedreiro, entre outras ocupações.

"Muitas pessoas têm dificuldades para se deslocarem ao centro do município, onde fica a CTR. Por isso, decidimos trazer uma unidade móvel para outro bairro. Ajudamos a montar e cadastrar currículos, contribuímos para que algumas pessoas saíssem do mercado informal e também demos oportunidades de empreendimento, com orientações de linhas de crédito", explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

Essa foi a 4ª edição da ação, promovida de forma itinerante na esfera municipal, reunindo atendimento móvel da Sala do Empreendedor, vans da CTR e Sebrae-SP. As oportunidades variaram de analista fiscal, balconista, auxiliar de limpeza, cozinheiro, técnico em computação, eletricista, assistente de contadoria fiscal, engenheiro, entregador de gás, recepcionista, motorista, pedreiro, entre outros cargos.

Tatiana Silva, 38 anos, fundadora do Projeto Entender para Empreender, foi uma das expositoras no local com o objetivo de auxiliar o micro e médio empreendedor. "Na maioria das vezes eles vêm para o empreendedorismo sem muitas experiências. Queremos ajudar e ensinar a lidar com possíveis problemas. Lidamos com áreas como moda, artesanato, decoração, alimentos etc. Fazemos a ponte entre quem precisa de auxílio e o Sebrae, tornando o trajeto mais ágil."

"A iniciativa, descentralizada nos bairros da cidade, entra como medida alternativa aos feirões. O pacote de atividades contribui diretamente a quem quer empreender", reforçou Minami. O Brasil acumula 11,3 milhões de desempregados, segundo dado mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A técnica administrativa Brenda Ellen, 22 anos, saiu da Vila São Pedro, onde mora, para o mutirão no Bairro Batistini. Apesar de ambos serem em São Bernardo, são cerca de 13 quilômetros de distância, o que corresponde a mais de uma hora no transporte coletivo. "Vim com esperança mesmo sem ter certeza se encontraria uma vaga. Estou desempregada há quatro meses."

A administração não divulgou balanço de vagas preenchidas ontem. As remanescentes seguem à disposição na sede da CTR, na Rua Padre Lustosa, 48, Centro. É preciso levar currículo, RG, CPF e carteira de trabalho. Estabelecimento abre de segunda a quinta, das 8h às 17, e às sextas, das 8h às 15h.
(Colaborou Renan Soares) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;