Política Titulo Definido
Rio Grande da Serra já tem o novo secretário de Saúde

Prefeita Penha Fumagalli fecha a segunda semana no cargo com titular em Obras definido; falta apenas um nome

Wilson Moço
Do Diário do Grande ABC
16/07/2022 | 09:01
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli (PTB), encerra a segunda semana à frente da administração municipal ­ após a cassação de Claudinho da Geladeira (PSDB) ­ com todo o secretariado praticamente definido, já que falta apenas escolher o nome que ocupará a Secretaria Executiva. Isso porque a recém-empossada chefe do Executivo anunciou ontem o novo titular da pasta da Saúde, que estava a cargo de Walter Cordoni, um dos indicados pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), para reforçar o primeiro escalão do governo Claudinho, ainda em janeiro. Outro posto em aberto no primeiro escalão era o de Obras, que desde segunda-feira está sob responsabilidade de Jefferson Carrera Miguel, engenheiro civil e tecnólogo em obras de solo.

Aliás, Penha havia convidado Cordoni para permanecer à frente da pasta, mas o médico pediatra declinou sob alegação de problemas pessoais. A vaga será ocupada por Luís Fernando Pinotti Silva, bacharel em direito pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e pósgraduado em gestão de serviços de saúde pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que assume o cargo segunda-feira.

Entre outras funções na administração pública, foi secretário adjunto de Saúde na Prefeitura de Santo André, entre 2020 e 2022, e diretor administrativo e financeiro no Hospital Central de Osasco.

E foi justamente a experiência de gestão na administração pública, sobretudo na área da saúde, que pesou na decisão da prefeita Penha Fumagalli no momento de se definir pelo futuro titular da pasta. "A escolha do secretário se deu pela experiência acumulada por ele em outros municípios, o que nos transmite tranquilidade para, junto com ele, assumirmos o desafio de melhorarmos a rede de saúde em nossa cidade", comentou a chefe do Executivo.

TOMAR PÉ

O futuro secretário de Saúde adianta que nos próximos dias vai analisar o orçamento da pasta para este ano, assim como tomar pé da real situação dos serviços da rede municipal, de modo a definir prioridades e quais compromissos a área poderá assumir com a população, mas sem comprometer as finanças da cidade. No entanto, aponta ter conhecimento de que a maioria dos moradores é usuária do SUS (Sistema Único de Saúde).

"Nossa tarefa inicial é entender quais as condições das unidades de saúde e, sobretudo, as condições de acesso do cidadão aos serviços da rede pública ofertados na cidade. Sabemos que a maioria da população é usuária do SUS e, por conta disso, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade para garantir um acesso justo, equânime e universal, de modo a proporcionar o atendimento integral do sistema, não apenas aos procedimentos clínicos e exames de diagnóstico, mas também a medicamentos e materiais básicos, dentro do que preconiza a legislação", discorreu Luís Fernando Pinotti Silva.

Ainda que não tenha diagnóstico preciso sobre os desafios que terá pela frente para comandar a Secretaria de Saúde de Rio Grande da Serra, que sabidamente tem vários gargalos, causados sobretudo pela questão orçamentária, o secretário estabelece alguns parâmetros de sua futura gestão.

"O compromisso da prefeita é pela humanização, respeito e qualidade do serviço público para com as pessoas. Por isso, faremos o que estiver ao nosso alcance para que o cidadão tenha acesso a serviços de saúde de qualidade no município. A população pode contar com o nosso trabalho para que esses objetivos sejam alcançados." 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;