Internacional Titulo
Endeavour pousa na Flórida após missão em órbita de 13 dias
Da AFP
21/08/2007 | 19:13
Compartilhar notícia


O ônibus espacial americano Endeavour e sua tripulação pousaram sem problemas nesta terça-feira na Flórida (sudeste dos Estados Unidos) depois de uma missão em órbita de 13 dias. O Endeavour pousou na pista do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, no horário previsto, às 16h32 GMT.

O vôo do ônibus espacial foi encurtado em 24 horas devido à proximidade do furacão Dean, que poderia ter atingido a região de Houston, no Texas, onde está o Centro de Controle. O comandante de bordo do Endeavour, Scott Kelly, ligou dois pequenos motores durante três minutos e meio para diminuir em 400 km/h a velocidade de mais de 27 mil km/h que permite ao aparelho sair de sua órbita, 344 km acima da Terra.

O Endeavour iniciou então sua descida de 67 minutos na direção da Flórida. A temperatura de algumas partes da nave alcançou mais de 1,5 mil graus Celsius. Nesta fase, o ônibus espacial desceu, num ângulo de 40 graus, a uma velocidade de 9 mil metros por minuto. Com seus sete tripulantes, entre eles duas mulheres e um canadense, o Endeavour sobrevoou a Costa Rica e Cuba antes de chegar à Flórida.

Lançado em 8 de agosto, o vôo do Endeavour foi, de um modo geral, um sucesso. Todos os objetivos previstos de construção da ISS (Estação Espacial Internacional) foram alcançados. No entanto, este sucesso foi abalado pelo impacto de um destroço de isolante no escudo térmico, um problema recorrente que provocou a catástrofe de Columbia em 2003.

Após vários dias de testes, a Nasa (agência Espacial americana) havia concluído que esta pequena cavidade não apresentava riscos para a volta da Endeavour, mas avisou que este problema poderia adiar os dois próximos lançamentos. "Prevemos alguns ajustes em nossa agenda para efetuar modificações" para reduzir as perdas de espuma isolante do reservatório externo, declarou Wayne Hale, responsável pelo programa.

Esta missão também tem um componente emocional, com a presença na tripulação de Barbara Morgan, substituta de Christa McAuliffe, morta na explosão de Challenger em 1986. Mais de 20 anos depois, Barbara Morgan, uma ex-professora que se tornou astronauta, tornou-se a primeira professora primária em órbita.

Durante os nove dias na ISS, a missão do Endeavour permitiu alcançar todos os objetivos definidos. A Nasa prevê ainda pelo menos 12 vôos de ônibus espaciais para concluir a ISS até 2010.

A Estação, um projeto de US$ 100 bilhões do qual participam 16 países, é considerada essencial para preparar as futuras missões habitadas para Marte.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;