Turismo Titulo
Turismo de aventura rumo à regulamentação
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
01/09/2005 | 10:48
Compartilhar notícia


Um significativo passo rumo à regulamentação do turismo de aventura no país foi dado no II Simpósio de Certificação promovido pelo Ministério do Turismo durante a Adventure Sports Fair, realizada na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, na última semana. O congresso reuniu cerca de 650 pessoas, entre estudantes e profissionais do segmento, que puderam conferir os primeiros resultados de uma série de trabalhos desenvolvidos pelo Instituto de Hospitalidade (IH) com base nas reuniões empreendidas na edição passada do simpósio.

Entre as ações já consolidadas está a formação de 58 Comitês Técnicos e 11 Comissões de Estudo para dar andamento ao Projeto de Normalização e Certificação em Turismo de Aventura. O objetivo é garantir uma maior segurança aos turistas por meio de regras que permitam evitar acidentes e otimizar o socorro caso ocorra algum imprevisto, o que aumentará a credibilidade do Brasil frente aos demais destinos internacionais especializados no segmento, como Austrália e Nova Zelândia. "Com a discussão avançada da regulamentação e normas, o país, que dispõe de tantas opções para a prática de atividades de aventura, poderá atrair cada vez mais turistas estrangeiros, que buscam, além dos nossos atrativos naturais únicos, destinos confiáveis", afirmou Sérgio Bernardi, diretor da Promotrade, empresa que organiza a feira.

Até o momento, foram desenvolvidas 19 normas técnicas, levantadas com a participação da sociedade civil. Três delas já foram submetidas à consulta nacional e seguem, agora, para a fase de aprovação. O próximo passo é a publicação das normas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Durante a feira, o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, também assinou um protocolo de intenções com a Abeta (Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura) para a criação e qualificação de grupos de resgate, levantamento de bancos de dados das empresas especializadas em turismo de aventura e documentos sobre as diversas atividades do segmento para estudo diagnóstico do Brasil.

Considerada a maior feira de esportes, ecoturismo e aventura da América Latina, a Adventure Sports Fair reuniu 72 mil pessoas e gerou volume de negócios da ordem de R$ 85 milhões, superando a expectativa de crescimento de 15% em relação a 2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;