Economia Titulo
Força faz churrasco em frente ao consulado canadense
Do Diário OnLine
12/02/2001 | 17:59
Compartilhar notícia


A Força Sindical, apoiada por frigoríficos brasileiros, promoveu nesta segunda-feira um churrasco em frente ao consulado do Canadá, localizado na avenida Nações Unidas (São Paulo), em protesto contra o embargo canadense à carne bovina nacional, sob alegação de que o produto estaria contaminado pela doença da vaca louca.

Cerca de 100 manifestantes, entre sindicalistas e portuários de Santos, compareceram à porta do consulado para participar do "banquete" - segundo a Força, foram usados 500 quilos de carne bovina no churrasco. O protesto foi marcado pelo bom humor, com vacas e bois transitando pela avenida, pessoas usando fantasias da polícia montada canadense e faixas com os dizeres "Loucos são os dirigentes canadenses" e "Loucura aqui só por churrasco".

Em entrevista à rádio CBN, Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical, afirmou que a manifestação tem como objetivo pressionar para que o governo brasileiro tome medidas mais efetivas para tornar os produtos nacionais mais competitivos no comércio internacional. O representante dos portuários, Wanderley José da Silva, que participou do churrasco, anunciou que a categoria pretende fazer retaliações contra os produtos importados do Canadá que chegam pelo porto, impedindo o desembarque.

Na próxima quarta-feira, o Canadá envia uma missão técnica ao Brasil com o objetivo de analisar as condições sanitárias do rebanho nacional. México e Estados Unidos também enviarão técnicos. A expectativa é de que o embargo seja suspenso pelos três países ainda nesta semana.

De acordo com nota do Ministério da Agricultura, o ministro canadense afirmou que o país está disposto a solucionar o problema “o mais breve possível”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;