Nacional Titulo
Bombas brasileiras são encontradas em poder das Farc
Da AFP
02/10/2002 | 18:32
Compartilhar notícia


Minas antitanques de fabricação brasileira foram encontradas nesta quarta-feira em um depósito pertencente às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O local foi desmantelado pela polícia colombiana em uma área do departamento de Nariño, fronteira com o Equador.

O depósito continha 16 minas antitanque T-AB-1 de fabricação brasileira, segundo um comunicado do Departamento Administrativo de Segurança (DAS, serviço secreto).

Segundo as mesmas fontes, as minas faziam parte "de um grande arsenal negociado por membros da frente 8 das Farc", que operam no departamento de Nariño. Os guerrilheiros dessa frente das Farc acrescentaram que "teriam a missão de reativar o comércio e tráfico de armas, munições e explosivos na fronteira comum com o Brasil".

"Por informações da inteligência sabe-se que as minas antitanque seriam transportadas para a capital de Nariño, para serem utilizadas contra comboios militares, em ações que as Farc pretendiam realizar no setor urbano" de Pasto, acrescentou a nota policial.

Segundo o DAS, essas minas antitanques são de alta potência e têm uma cobertura de eficácia de detonação de 20 metros.

As Farc, principal guerrilha colombiana, têm forte presença no Sul do país e contam com 17 mil combatentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;