Internacional Titulo
Portugal manda 120 soldados para Timor
Da AFP
02/06/2006 | 23:30
Compartilhar notícia


Um contingente de 120 soldados portugueses deixou a cidade de Lisboa na sexta-feira à noite rumo ao Timor Leste, para se unir às forças australiana, neozelandesa e malaia que tentam devolver a calma à região.

O ministro português do Interior, Antonio Costa, apertou a mão de cada oficial antes do embarque para a cidade de Bacau, 130 km ao leste da capital Dili.

Um segundo aparelho levará para esta antiga colônia portuguesa nove veículos de apoio, incluindo seis carros blindados, no domingo ou segunda-feira.

As tropas portuguesas serão encarregadas de trazer segurança a Dili e seus arredores e contribuirão para o treinamento da polícia timorense.

"Desejamos que a ordem seja restaurada rapidamente para que a maioria das tropas enviadas ao local possa voltar em curto prazo", declarou o ministro das Relações Exteriores, Diogo Freitas do Amaral, em uma coletiva de imprensa em Lisboa, na sexta-feira.

Portugal se recusou a estacionar suas tropas no Timor Leste sob comando australiano, acrescentou o ministro.

Mais de 2.000 soldados australianos, neozelandeses e malaios já foram enviados para a área, para controlar os conflitos entre facções rivais, militares e a polícia nacional, a pedido do governo de Dili.

As tropas neozelandesas e malaias estão sob comando direto dos australianos, formando a maioria das forças de manutenção de paz.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;