Economia Titulo
Tarifas públicas impulsionam alta da inflação em julho
Do Diário OnLine
27/07/2001 | 10:57
Compartilhar notícia


O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou alta de 0,94% em julho, contra a variação de 0,38% em junho, impulsionado pelos reajustes das tarifas administradas pelo governo.

As principais altas foram nos preços de telefone fixo (4,67%), água e esgoto (2,58%), ônibus urbano (1,89%), gasolina (2,57%), gás de bujão (3,59%) e empregado doméstico (2,50%). A variação dos alimentos, que nos meses anteriores tinham forte pressão sobre o índice, ficou em 0,30% no mês de julho.

Os valores para o cálculo do IPCA-15 são apurados no período de 14 de junho a 13 de julho, comparados com os preços vigentes de 16 de maio a 13 de junho. O índice serve como uma prévia para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado como referência para o sistema de metas de inflação do governo. Ambos têm a mesma metodologia, mas em períodos de coleta de preços diferentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;