Economia Titulo
Petrobras confirma construção de Unidade Petroquímica no RJ
Do Diário OnLine
Com Agências
17/12/2004 | 16:59
Compartilhar notícia


A Petrobras confirmou que a Unidade Petroquímica Básica será construída no Estado do Rio de Janeiro, provavelmente em Itaguaí ou no Norte Fluminense. O projeto envolve recursos de cerca de US$ 3 bilhões e deverá gerar 45 mil empregos diretos e indiretos.

A informação foi dada pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, adiantando que as obras deverão ter inicio já no começo de 2006 e a entrada em operação da nova unidade devera ocorrer no final de 2010 ou inicio de 2011.

"Este é o nosso projeto mais importante e nós já iniciamos conversações com o governo do Rio de Janeiro para definir o local mais apropriado. Entendendo, e o governo do Rio também, que este é um projeto muito importante para desenvolver a economia do estado, a partir da utilização do petróleo do campo de Marlim, na Bacia de Campos", afirmou à Agência Brasil.

Paulo Roberto Costa adiantou ainda que a Petrobras deverá concluir os estudos sobre o projeto no início de janeiro de 2005. O diretor da Petrobras disse também que, em sua primeira fase, a Unidade Petroquímica Básica vai produzir matéria-prima para o setor petroquímico, mas depois poderá incentivar o desenvolvimento de empresas que vão transformar o propeno em polietileno e polipropileno e, posteriormente, em resina e plástico. "Isto aumentará ainda mais o volume de recursos envolvidos no empreendimento e também a geração de empregos".

O projeto, avalia o diretor da Petrobras, poderá ser desenvolvido com a participação de mais de um sócio privado. A tecnologia será transferida pela empresa chinesa Sinopec – com quem a estatal já assinou convênios de cooperação tecnológica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;