Economia Titulo
Senado dos EUA confirma Donaldson como presidente da SEC
Da AFP
14/02/2003 | 14:12
Compartilhar notícia


O senado americano aprovou nesta quinta-feira à noite a nomeação de William Donaldson para presidente da Comissão das Operações da Bolsa dos Estados Unidos. O presidente George W. Bush comemorou imediatamente este voto, em um comunicado. "Nestas novas funções, vai continuar atuando com rigor contra os maus comportamentos das empresas, trabalhando para proteger os investidores e restaurando a confiança em nossos mercados financeiros", disse Bush.

William Donaldson, 72 anos, foi designado em dezembro por Bush para presidir a SEC, depois da renúncia de Harvey Pitt, no dia 6 de novembro, muito questionado por suas ligações no passado com os grandes gabinetes de auditoria contábil que se viram envolvidos em uma série de escândalos.

O novo chefe da SEC é um dos co-fundadores do banco de investimentos de Wall Street Donaldson, Lufkin e Jenrette, e esteve na chefia da Bolsa de Nova York (NYSE) entre 1990 e 1995.

Em uma audiência na semana passada ante a comissão bancária do Senado, William Donaldson afirmou que desejava punir os criminosos de colarinho branco e restabelecer o "orgulho" da SEC assim como a confiança dos investidores, seriamente afetada pelos escândalos de grandes empresas.

Entre estes escândalos figura a da empresa de energia Enron, do gigante das telecomunicações WorldCom e o da empresa de auditoria Arthur Andersen.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;