Economia Titulo
Prazo para correção da declaração do IR é curto
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
06/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O prazo para o contribuinte corrigir eventuais erros na DIRPF (Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física) 2009, ano calendário 2008, está terminando. De acordo com a Receita Federal, as correções serão aceitas entre três e quatro dias antes da abertura da consulta ao sétimo e último lote das restituições do tributo, prevista para dezembro.

Na quarta-feira, a Receita informou que a consulta ao sexto lote será aberta na segunda-feira, às 9h, no site (www.receita.fazenda.gov.br). A consulta também estará disponível pelo Receitafone, no número 146. O sexto lote terá o maior valor liberado neste ano às restituições, de R$ 1,968 bilhão.

A Receita não estabeleceu o dia exato para a abertura da consulta ao sétimo lote, mas sabe-se que será em meados de dezembro. Porém, aconselha que os contribuintes façam as correções até o final de novembro.

Quem caiu na malha fina e não corrigir em tempo os dados, será notificado posteriormente para retificar a declaração. A Receita informa que não tem previsão para o início das notificações.

CORREÇÃO - No site da Receita, o cidadão pode verificar o processamento da sua prestação de contas ao fisco pelo Extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. O sistema aponta os erros e dá a oportunidade de correção.

O governo não divulga os parâmetros para que a declaração caia na malha fina, mas a Receita destaca alguns possíveis casos. O mais simples é o erro na digitação de números.

A diferença em valores declarados, sobre o mesmo serviço, por empresa e consumidor, são considerados mais complexos. Um exemplo seriam valores diferentes nas declarações de um pai e na da escola para a mensalidade de um mesmo aluno. Neste caso, a retificação só acontece com a correção nas prestações de contas de ambos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;