Fechar
Publicidade

Domingo, 26 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Grupo da Anatel quer montar projeto-piloto de internet nas escolas no 2º semestre



24/05/2022 | 13:42


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja encaminhar no segundo semestre do ano a execução do projeto-piloto de promoção de conectividade nas escolas públicas, programa que será bancado com parte dos recursos arrecadados no leilão do 5G. No total, o certame realizado em novembro do ano passado reservou R$ 3,1 bilhões para serem aplicados nesse segmento. A previsão atual é que eles possam conectar cerca de 15 mil escolas.

A iniciativa é coordenada pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), que é presidido por Vicente Aquino, conselheiro da Anatel.

Aquino afirmou nesta terça-feira, 24, que o plano é de ter o projeto-piloto desenhado em cerca de 30 ou 40 dias, para ser levado ao Conselho da agência, e apresentado em agosto para a Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (EACE), responsável pela execução.

Ainda não há definição de quais escolas serão atendidas no piloto, ou sobre o montante de recursos que serão direcionados nesse momento, mas, segundo o conselheiro, o número de localidades pode ficar entre 10 e 20 escolas, podendo ser mais.

Essa primeira etapa funcionará como um teste para, dando certo, replicar no restante das escolas. Segundo Aquino, a ideia é que a velocidade inicial de internet a ser contratada e ofertada nas escolas seja de 50 megabytes, podendo ser de até 200 megabytes em instituições com mais de 500 matriculados.

Além da própria conexão, o grupo quer também quer que seja oferecida às instituições de ensino uma infraestrutura completa, a fim de que os alunos possam usufruir da internet, instalando, por exemplo, laboratórios com computadores.

A obrigação para implantação do programa de conectividade nas escolas foi assumida pelas empresas que arremataram faixas de 26 GHz no leilão do 5G, como a Claro, Vivo, TIM e a Algar Telecom.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;