Cultura & Lazer Titulo
Empresas brasileiras têm tecnologias desenvolvidas pelo CPqD
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
03/04/2007 | 14:31
Compartilhar notícia


Os ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, e das Comunicações, Hélio Costa, e o presidente do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), Hélio Graciosa, vão oficializar nesta quarta-feira, às 11 horas, em Brasília, o processo de transferência de tecnologias desenvolvidas pelo projeto Giga (convergência tecnológica de redes IP e redes ópticas de alta velocidade) para seis empresas brasileiras.

Padtec, Asga, Digitel, Optolink, Plêiades e Lithustech são as companhias escolhidas. O objetivo da transferência é permitir às empresas condições de oferecer equipamentos avançados às operadoras de telecomunicações.

O Ministério das Comunicações afirmou que a seleção foi baseada na avaliação de capacidade técnica, desempenho financeiro e modelo de gestão.

Com investimento de R$ 55 milhões, o Giga foi financiado pelo Funttel (Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) e apoiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) também é uma parceira do projeto.

A Rede Experimental GiGA está conectada em cerca de 20 instituições brasileiras e abrange uma distância de 750 km




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;