Fechar
Publicidade

Domingo, 26 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Escola Estadual em Santo André suspende aulas presenciais por surto de Covid

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Alerta da equipe sobre casos foi dado na segunda-feira, mas atividades na unidade escolar só foram interrompidas nesta quarta-feira


Aline Melo
Renan Soares

18/05/2022 | 12:13


 As aulas presenciais na EEE (Escola de Período Integral) Educador Pedro Cia, no Parque Miami, em Santo André, estão suspensas pelo menos até o final desta semana devido a um surto de Covid-19. Segundo relatos de pais e funcionários, no domingo (15) ao menos três casos foram confirmados entre integrantes da comunidade escolar, na segunda-feira (16) foram realizados testes de farmácia que apontaram novas contaminações, mas as aulas foram suspensas apenas a partir desta quarta-feira (17). De acordo com as informações apuradas até o momento, ao menos 18 pessoas estão contaminadas, sendo dez da equipe de trabalhadores da escola (professores e funcionários) e oito alunos. A unidade atende apenas estudantes do Ensino Médio.

Os relatos aos quais o Diário teve acesso dão conta que apesar de na segunda-feira já haver conhecimento sobre pelo menos três casos, as atividades presenciais foram mantidas por dois dias inteiros. A escola funciona das 8h às 17 horas. Apenas na tarde de ontem (17), bem próximo ao horário da saída, é que a DE (Diretoria de Ensino) de Santo André teria orientado pela retomada das aulas remotas até o final desta semana. Funcionários destacaram que a direção da unidade escolar tem se empenhado para lidar com a situação da melhor forma, mas acusam a DE de não prestar o apoio adequado.

A subsede de Santo André da Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) informou que acompanha o caso desde ontem e que comunicou a Vigilância Sanitária do município para que fossem tomadas as devidas providências. A Secretaria da Educação do Estado informou, em nota, que a vigilância Epidemiológica municipal foi notificada e a mesma orientou as medidas a serem tomadas deste caso especificamente, dentre elas a suspensão das aulas até sexta-feira. A pasta destacou que os estudantes seguem com aulas remotas via Centro de Mídias de São Paulo, sem prejuízo para o aprendizado.

O comunicado destacou que em todas as escolas da rede estadual, se houver caso de estudante ou professor suspeito (com dois ou mais sintomas) ou confirmado para Covid-19, estes devem permanecer em isolamento por sete dias. Se os sintomas persistirem, deve-se permanecer em isolamento até o 10º dia.

A Seduc informou ainda que as aulas presenciais seguem todos os protocolos de segurança definidos pela Comissão Médica da Educação de São Paulo. "Os números de notificados pelas escolas podem ser conferidos no SIMED (Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19)", completou a nota. A pasta reconheceu, no entanto, que os números levam um tempo para serem atualizados, porque passam pela Secretaria de Saúde. A Prefeitura de Santo André, responsável pela vigilância sanitária, não respondeu aos questionamentos.

Mais casos

A Apeoesp também informou que ao menos cinco casos de Covid-19 foram confirmados na EE Senador João Galeão Carvalhal, na Vila Bastos, em Santo André. A Seduc confirmou os casos e explicou que as pessoas contaminadas foram afastadas das atividades presenciais. Os alunos infectados seguirão com aulas remotas e os outros estudantes seguem com atividades na unidade escolar, seguindo os protocolos sanitários. Também neste caso, explicou a pasta, a Vigilância Sanitária do município foi informada.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;