Economia Titulo
BNDES vai financiar máquinas para África
Da ABr
24/08/2010 | 07:16
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) deve oferecer à indústria da América Latina e da África linhas de financiamento para compras de máquinas e bens de capital iguais às oferecidas a empresas nacionais.

Segundo o presidente, a expansão da linha de crédito está em estudo e deve aumentar a exportação de máquinas nacionais para países dos dois blocos. "Nós queremos expandir para os países da América Latina, América Central e África as mesmas condições de financiamento do Finame (linha do BNDES) existentes no Brasil para ajudar o País a vender suas máquinas para os países com quem temos fronteira", diz o presidente, ressaltando em tom de brincadeira que países africanos também fazem fronteira com o Brasil.

O Finame é uma linha de crédito específica para o financiamento de investimentos de fábricas em equipamentos para melhoria de sua produção. Em 2008, durante a crise econômica mundial, o prazo máximo de pagamento dos empréstimos do Finame foi estendido de cinco para dez anos.

Para o presidente, a aproximação comercial com países latinos-americanos e africanos é muito importante.

Em discurso durante evento promovido pela Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e da Indústria de Base), ele disse que as exportações brasileiras para a África e a América Latina ajudaram o País a sair da crise antes que outras nações.

"O dinamismo da nossa economia terá que se apoiar na vitalidade do mercado interno e na promissora avenida aberta pela diversificação de parcerias no comércio exterior", afirma Lula.

O presidente defende a política de concessões de financiamentos do BNDES. Segundo ele, as críticas aos empréstimos do banco a empresas privadas brasileiras são "descabidas".

"O BNDES está tão grande, que tem gente reclamando que ele está emprestando dinheiro para empresas a juros subsidiados", destaca Lula, durante o encontro de ontem com cerca de 400 empresários do setor da infraestrutura, em São Paulo. "Omite-se deliberadamente o retorno tributário dos empréstimos e os empregos criados com o apoio do BNDES."

O encontro foi organizado pela Abdib. No evento, Lula foi homenageado pela entidade. Oito ministros também participam do evento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;