Economia Titulo
Taxa de inflação no Grande ABC mantém estabilidade
Niceia de Freitas
Do Diário do Grande ABC
19/05/2004 | 23:12
Compartilhar notícia


A taxa de inflação do Grande ABC na segunda quadrissemana de maio, medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), pesquisado pelo Imes (Centro Universitário Municipal de São Caetano), manteve-se estável com o registro de 0,56%. O índice é resultado do crescimento nos preços observados nos grupos de vestuário, alimentação e saúde. No entanto, ainda não há uma perspectiva de que essa tendência de alta seja mantida por muito tempo.

A maior pressão de aumento foi verificada no grupo vestuário destinado ao público masculino, com 4,12% de elevação, seguida pelos 4,14% dos artigos de moda feminina. Os itens infantis foram responsáveis por 4,65% e calçados 2,19%. O IPC/Imes identificou um incremento no grupo vestuário de 3,31%, respondendo por quase metade da taxa incorporada pelo índice geral, representando 0,26% da mensuração realizada no período.

As despesas pessoais representaram elevação de 0,52%. Essa alta foi verificada com o aumento médio de 1,01% nos produtos de beleza. No subgrupo de recreação foi registrada variação de 0,90%, que reflete os reajustes com mensalidades de clubes e gastos com combustíveis em viagens realizadas nos fins de semana, que subiram em média 2,96% e 2,20% respectivamente. No grupo alimentos, a taxa ficou acima da registrada na última quadrissemana. O avanço foi notado pelo crescimento no preço dos produtos in natura, que foi de 1,02%. O grupo também recebeu pressão significativa em virtude da alta no preço do leite que está em média 2,90% mais caro para o consumidor da região. Nos produtos in natura, as elevações foram observadas em relação aos tubérculos e legumes.

No grupo saúde, o incremento de 0,94% ao índice geral decorreu dos reajustes praticados no preço dos medicamentos no mês anterior de 2,64%, conforme levantamento do IPC/Imes. Ao contrário dos índices anteriores, o grupo transportes contribuiu para promover a redução do índice de inflação na região. Mas, essa tendência de queda pode ser revertida porque o álcool vem retomando os preços anteriores, conforme o estudo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;