Esportes Titulo
Eliminação do Atlético mantém sina do Brasil na Sul-Americana
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
23/11/2006 | 22:23
Compartilhar notícia


A sina de o futebol brasileiro não chegar à decisão da Copa Sul-Americana prosseguirá pelo menos até 2007. Com a eliminação do Atlético-PR, quarta-feira à noite, o Brasil já não tem mais representante na competição, que desde 2002 substitui a Copa Mercosul.


O Atlético-PR perdeu por 4 a 1 para o Pachuca, no México, depois de derrota por 1 a 0 na primeira partida, dia 15, na Arena da Baixada, em Curitiba. Mas o Atlético até que teve a esperança de classificação à disputa do título quando o atacante colombiano Ferreira abriu a contagem no final do primeiro tempo. A virada mexicana se deu com dois gols de Christian Giménez, um de Damián Alvares e outro de Juan Carlos Cacho.


A decisão da Sul-Americana só não será entre duas equipes da América do Norte porque o Toluca, o outro representante mexicano na fase semifinal, perdeu em casa, na terça-feira, para o Colo Colo, do Chile, por 2 a 0.


Desde que a Copa Sul-Americana foi criada, os títulos ficaram com argentinos e o time peruano do Cienciano. O San Lorenzo ganhou em 2002, o Cienciano foi campeão em 2003 e o Boca Juniors obteve os títulos em 2004 e no ano passado.

Vazio – A Sul-Americana significa um vazio no futebol brasileiro mais do que se possa imaginar. É a única em que um representante do País ainda não obteve título, ao contrário da Libertadores da América (Flamengo, Vasco, Palmeiras, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Inter e Grêmio); Conmebol (Atlético-MG, Santos, São Paulo e Botafogo-RJ), Mercosul (Palmeiras, Vasco e Flamengo), Supercopa dos Campeões da Libertadores (São Paulo e Cruzeiro) e Recopa Sul-Americana (São Paulo, Grêmio e Cruzeiro) e Master Supercopa (Cruzeiro).


Embora oito equipes (o campeão do Brasileiro e mais sete times) garantam vagas para a Sul-Americana, o interesse pela competição ainda está muito distante da própria Libertadores, torneio que carrega a tradição de quatro décadas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;