Política Titulo
Santo André terá segundo turno entre Turco e Padre
Clébio Cantares
Do Diário do Grande ABC
23/11/2009 | 07:21
Compartilhar notícia


A disputa do PED em Santo André ocorreu em clima tranquilo ontem na Câmara, ao contrário do que se esperava em razão do número de candidatos (seis líderes disputaram a vaga da presidência e 12 chapas concorreram ao comando do diretório municipal).

O único momento de exaltação foi protagonizado por militantes que debateram os resultados da prévia para a campanha eleitoral de 2008. Sobraram acusações entre os grupos de Ivete Garcia e Vanderlei Siraque, que jogavam uns para os outros a culpa da perda do trono após 12 anos de administração petista. Luiz Turco, que obteve 1.142 votos e Antônio Padre, com 355 votos, disputarão o segundo turno em 6 de dezembro.

Turco considerou a votação expressiva e disse que a nova campanha começa hoje. "Foi uma boa votação, superou até as expectativas. E tudo em clima de confraternização, bem diferente do último PED. Agora, vou buscar acordo com os candidatos que não foram para o segundo turno", ressaltou.

Padre comemorou o resultado e destacou que agora começa outra eleição. "Foi um resultado bonito, o que nos levará a buscar apoio de todas as lideranças neste segundo momento. Será uma nova disputa na qual ele (Turco) e eu temos chances de vencer", avaliou o petista.

Dos 4.490 filiados ao PT aptos ao voto, 2.550 compareceram para eleger a nova direção municipal da sigla. O atual presidente, Tiago Nogueira, ficou com o terceiro lugar (325 votos), apenas 30 atrás de Padre. Valdir da Hora registrou 299 votos; Carlos Sanches, o Carlão, 229; e Ivo Martim, 67. "Esta foi a maior votação para o PED nos últimos anos", destacou Tiago.

Logo na entrada da Câmara, a boca-de-urna era implacável. Os candidatos à presidência se espremiam para cumprimentar os eleitores e tentar angariar simpatizantes na última hora. Luiz Turco mobilizou batalhão de petistas conhecidos a seu favor. Siraque, o ex-deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho, Carlos Grana e os vereadores Jairo Bafile e José Montoro Filho, o Montorinho, munidos de panfletos e com adesivos de Turco colados no peito, faziam de tudo para cumprimentar os eleitores e reforçar a propaganda do candidato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;