Turismo Titulo
Perfis diferentes para cada spa
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
21/04/2005 | 17:54
Compartilhar notícia


Além de emagrecer, os spas são muito procurados por quem pretende deixar de fumar, livrar-se do estresse, cuidar da beleza ou simplesmente meditar. Por isso, é importante estar atento ao perfil de cada estabelecimento para tirar o maior proveito da estada.

Enquanto o spa Fazenda Igaratá institui dietas de 600 a 1,2 mil calorias, por exemplo, o Serra do Japi, em Cabreúva, prega a mudança de hábitos alimentares sem preestabelecer um número exato de calorias. Partindo de um mínimo de 600 calorias/dia, o nutricionista faz um cálculo individualizado das necessidades calóricas de cada spaziano, considerando todas as variáveis de pessoa para pessoa.

O mesmo ocorre com o spa Yan Sou, em Bragança Paulista, que se baseia na medicina oriental para promover o emagrecimento. Como o diagnóstico é energético, destinado a avaliar aspectos físicos e emocionais, não há um controle rígido de calorias e sim a busca de um equilíbrio energético dos alimentos que favoreça a perda de peso.

A filosofia oriental também é a bandeira da rede de spas Shishindô, presente em resorts como o Blue Tree Park Angra dos Reis e o Bourbon Atibaia. O filho mais novo da família é o Shishindô Mandala Spa Zen, inaugurado no hotel The Royal Palm Plaza, em Campinas, na última sexta-feira. De acordo com a diretora da rede, Soon He Han, o objetivo do Mandala Spa Zen é possibilitar o autoconhecimento aliado ao conforto dos resorts. Para tanto, são aplicadas técnicas de meditação, reflexologia, pedras quentes, massagens antiestresse e uma alimentação baseada nos pratos servidos aos monges budistas nos mosteiros, em que cada refeição reúne os cinco sabores: doce, salgado, amargo, picante e adstringente, além do neutro. Durante o processo, os cozinheiros ficam calados e fazem uma série de meditações.

Outro recém-inaugurado, que desde a abertura em fevereiro já recebeu 10 mil clientes, é o spa carioca Ligia Azevedo, da autora do livro Caloria Limitada – Receitas de Spas. Ao contrário dos outros spas, o Ligia Azevedo fica em pleno centro urbano e conta com um programa exclusivo para homens, batizado de Happy Day, que permite fazer seis tipos de tratamento em um fim de semana, com direito a limpeza de pele, massagem relaxante com óleos essenciais, drenagem linfática, shiatsu e massagem hidratante.

O spa Recanto, por sua vez, acaba de instalar cinco bangalôs nas copas das árvores, a 20 m de altura, onde os hóspedes poderão fazer banhos de vinho ou de rosas, além de sessões de cromoterapia, massoterapia, ioga e meditação. “Cerca de 50% dos nossos hóspedes buscam o equilíbrio perdido na correria do dia-a-dia. E aproveitam o programa de reeducação alimentar para mudar hábitos pouco saudáveis nesse mundo de fast food”, explica o proprietário Alfredo Figueiredo de Souza.

Em homenagem ao Dia das Mães, o spa Recanto lançou a promoção Deixe sua mãe em forma, que garante hospedagem gratuita ao filho que presentear a mãe com uma estada no Recanto durante a data, desde que ambos fiquem no mesmo apartamento. No domingo de Dia das Mães, também serão oferecidos 20% de desconto aos demais familiares que quiserem passar o dia no spa pelo sistema Spa Day (com seis refeições, atividades físicas e orientação de nutricionista, mas sem pernoite, o preço cai de R$ 80 para R$ 64). Além disso, serão sorteados entre os hóspedes uma estada gratuita de um dia, uma massagem relaxante e um kit de produtos de beleza.

Outro estabelecimento que resolveu prestar homenagens às mamães é o Spa Jardim da Serra, em São Pedro, que dará de presente uma massagem relaxante e um banho de leite no período de 1º a 8 de maio.

Em Florianópolis (SC), o Costão Spa, situado dentro do resort Costão do Santinho, aderiu às hidroterapias, com destaque para a talassoterapia, banho com óleos essenciais aromáticos e água salinizada em concentração maior que a do mar. Além de relaxar os músculos, o tratamento tem como efeitos a drenagem linfática, a vasodilatação central e periférica, ação diurética e desintoxicante. “Nosso objetivo é difundir os benefícios do contato com a água, além da reeducação alimentar e da preparação física e mental. Para atingir o equilíbrio, não é necessário fazer grandes sacrifícios, nem ficar confinado ou adotar dietas restritivas”, diz a diretora médica do Costão Spa, Iara Gaieski Pinós.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;