Internacional Titulo
Congresso americano aprova restrição da venda de esteróides
Da AFP
03/06/2004 | 23:20
Compartilhar notícia


O Congresso americano aprovou nesta quinta-feira, por ampla maioria, a restrição da venda de esteróides precursores e sintéticos como parte da campanha que desenvolve para deter o doping, tanto entre jovens quanto na elite esportiva.

A nova legislação prevê o fim da venda sem prescrição médica de certos tipos de esteróides que, uma vez dentro do corpo, são transformados pelo metabolismo como esteróides anabolizantes. O objetivo fundamental é frear o uso de esteróides sintéticos como o tetrahydrogestrinona (THG), substância não-detectável nos testes tradicionais até outubro passado, época da sua descoberta.

Entre os chamados esteróides precursores está a androstendiona. Esta droga ganhou popularidade depois que a estrela do beisebol Mark McGwire, já aposentado, reconheceu tê-la usado como complemento em 1998.

Foi exatamente neste ano que o atleta rompeu o recorde de 'homeruns' — jogada máxima do beisebol — das Grandes Ligas americanas do esporte.

A venda da 'andro', como a substância é chamada nos Estados Unidos, é particularmente ampla entre os adolescentes. "A indústria de complementos alimentar vem comercializando estes produtos entre os jovens de nosso país e os apresenta como algo inofensivo", afirmou John Sweeney, membro do Congresso e um dos relatores da lei. "No entanto, todos nós sabemos que seus efeitos são desastrosos sobre os jovens e atletas", ressaltou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;