Cultura & Lazer Titulo
Chessmaster agrada amantes do jogo de xadrez
Anderson Amaral
Da Redaçao
29/03/1999 | 18:50
Compartilhar notícia


A MSD Multimídia iniciou a distribuiçao, no Brasil, do game Chessmaster 6000, um jogo de xadrez computadorizado indicado para todos os níveis de habilidade. Produzido pela Learning Company/Mindscape, que já comercializou cerca de 4 milhoes de cópias do produto, Chessmaster 6000 vai agradar os usuários iniciantes e experientes graças à grande quantidade de tutoriais, partidas e personalizaçoes.  

O game nao é nenhum Deep Blue, o famoso computador da IBM que desafiou o enxadrista Garry Kasparov, mas surpreende pelas opçoes disponíveis. Iniciada a partida, o usuário deve digitar o seu nome e selecionar o nível de habilidade. Caso seja um iniciante, poderá utilizar um recurso que aconselha sobre os melhores movimentos possíveis em qualquer posiçao.  

Caso o usuário seja experiente, poderá acessar um banco de dados com 300 mil partidas. Assim, será possível saber como os mestres da arte do xadrez reagiriam a uma determinada situaçao. O banco de dados possibilita a procura por meio de diversas opçoes de busca, como linha de abertura e posiçao no tabuleiro, entre outras.  

O game dispoe ainda de diversos tutoriais do técnico Bruce Pandolfini e de jogos comentados por Josh Waitzkin e Larry Evans. Outra opçao é escolher entre os diversos oponentes pré-configurados ou configurar o seu próprio. Há ainda a possibilidade de enfrentar jogadores reais na Internet.  

No que se refere aos ambientes de partida, Chessmaster também nao deixa a desejar. O game possui diversas opçoes de tabuleiro e jogos de peças em duas ou três dimensoes.

Para rodar o Chessmaster 6000 é necessário um computador com processador Pentium de 90 MHz ou superior, 16 MB de memória RAM, CD-ROM de quatro velocidades, sistema operacional Windows 95/98 e 15 MB de espaço disponível no disco rígido. O game custa R$ 69.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;